As pessoas da geração Z, nascidas de 1995 a 2010, nasceram imersas no mundo digital. Diferente das outras gerações, esses indivíduos são mais acostumados aos avanços tecnológicos e possuem maior facilidade em lidar com a internet e novas tecnologias, uma vez que nasceram juntamente a elas.
Uma geração que cresceu em torno de constantes mudanças, informações ilimitadas e conteúdos acelerados. Tais atributos definem as características dessas pessoas, que atualmente, fazem parte de 20% da população brasileira.
Mas afinal, como esses comportamentos podem impactar o futuro do marketing digital e como criar estratégias que se adequem à geração Z?
Estratégias de Marketing Digital para a Geração Z
Devido à exigência de novos conteúdos e a velocidade no consumo da geração Z, a produção de estratégias direcionadas a esse público devem seguir algumas particularidades.
A rapidez deve ser a principal característica e o foco para esse público, visto que, as redes sociais também estão se adaptando a essa geração e aumentando a demanda de conteúdos rápidos e de fácil absorção, como vídeos de poucos segundos e com poucos textos.
O consumo de vídeos nunca chegou a ser tão alto, segundo a pesquisa Inside Video da Kantar IBOPE Media, em 2021 o Brasil chegou a bater um recorde em relação à média global, dado que, 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros.
Como dissemos anteriormente, a geração Z nasceu ao redor de novas tecnologias, e está presente na maior parte dos canais de comunicação, portanto, se o seu desejo é alcançar esse público, sua marca deve estar presente, adaptada e por dentro das tendências nas diferentes plataformas de conteúdo.
Por que criar estratégias de Marketing direcionadas para a Geração Z?
Conforme dados de um estudo da IBM Institute for Business Value, a geração Z tem uma grande influência, principalmente na decisão de compra, nas gerações anteriores.
Em resumo, as estratégias de marketing destinadas à geração Z também irão atingir as outras. Além disso, esse público mais jovem também será seu futuro consumidor, portanto, comece desde já a investir nele.
Essas foram algumas dicas de como adaptar seus conteúdos à essa geração. Caso queira mais conteúdos sobre atualidade no mundo e no marketing digital, continue seguindo nosso blog: