O TikTok é uma plataforma que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos curtos. O aplicativo foi lançado em 2016 e rapidamente se tornou uma das redes mais populares do mundo. Em dezembro de 2021, o TikTok tinha mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais e, segundo a Statista, hoje conta com 1,8 bilhão de usuários ativos mensais. Isso o torna a segunda plataforma de mídia social mais popular do mundo, atrás apenas do Facebook.
Há uma série de razões para o sucesso do TikTok, afinal ele é um aplicativo muito fácil de usar. Qualquer pessoa pode criar um vídeo, mesmo que não tenha experiência em edição de vídeo, além de ser muito viral, pois os conteúdos da plataforma são facilmente compartilháveis e podem se espalhar rapidamente pela internet.
Empresas em todo o mundo, estão reconhecendo o potencial do TikTok e criando contas para promover seus produtos e serviços, principalmente para a geração Z, um público que assume um papel cada vez mais importante no mercado . No entanto, ao criar conteúdos, surgem dúvidas sobre como se destacar em meio a um mar de vídeos e tendências que surgem quase instantaneamente.
Para auxiliar você a tirar o máximo proveito dessa incrível oportunidade para o seu negócio, este artigo trará um direcionamento sobre como identificar as hashtags em alta, utilizar as músicas mais populares e seguir as tendências do momento na plataforma.
Entenda as principais funções do TikTok
Como estar por dentro das tendências do TikTok?
TikTok e palavras-chave
Depoimento da especialista de SEO da Postali
Entenda as principais funções do TikTok
Uma das coisas que tornam o TikTok tão popular são as tendências e seus termos. Algumas das funções mais populares do TikTok são:
Trend: Uma tendência é um vídeo que se tornou viral no TikTok. As tendências geralmente são criadas por usuários que postam vídeos criativos e envolventes.
Hashtag: Assim como no Instagram, as hashtags são usadas para categorizar vídeos e torná-los mais fáceis de encontrar.
Duet: Um dueto é um vídeo que é criado ao lado de outro vídeo. Os usuários podem duetar com outros usuários para criar vídeos colaborativos.
Reaction: Uma reação é um vídeo que é criado em resposta a outro vídeo. Os usuários podem usar reações para expressar suas opiniões sobre outros vídeos ou simplesmente para se divertir.
É importante você estar por dentro da linguagem do TikTok, pois ela é uma parte importante da cultura da plataforma. Ela ajuda os usuários a se conectar uns com os outros e a compartilhar seus vídeos com um público mais amplo.
Agora que você está familiarizado com esses termos, vamos te explicar como estar por dentro das trends, hashtags e música em alta no momento.
Como estar por dentro das tendências do TikTok?
Para ajudar os criadores a produzirem conteúdos de alta qualidade, o TikTok possui uma ferramenta chamada Creative Center (Centro Criativo), no qual oferece diversos recursos extremamente úteis, como a descoberta de anúncios de alto desempenho e a identificação de tendências de usuários em regiões e dados demográficos.
Por meio de gráficos e infográficos, é possível analisar as hashtags, músicas criadores mais populares do momento, permitindo que você filtre os resultados de acordo com seu segmento, período e país.
Em uma pesquisa que fizemos sobre as hashtags mais populares do segmento de beleza nos últimos 7 dias, encontramos esses resultados:
E quando clicamos em uma das hashtags do resultado, como #asmr, temos acesso a uma análise ainda mais detalhada:
Entenda abaixo o que significa cada termo em inglês:
1 – Insights: Traduzindo literalmente, são percepções, mas de uma maneira mais simples de entender, os Insights nos ajudam a entender melhor as coisas, resolver desafios e ter ideias criativas. São como uma luz brilhante que acende na nossa mente, mostrando algo que antes estava escondido;
2 – Overall: Palavra que usamos para falar sobre o “todo” ou a “visão geral” de alguma coisa. É como dar um passo para trás e olhar para o quadro completo em vez de focar em partes individuais.
Por exemplo, na imagem vemos que 20K é a quantidade de posts com a #asmr nos últimos 7 dias no Brasil, já o número ao lado 16M é a quantidade total de posts com a #asmr.
3 – Views: Palavra que usamos quando queremos falar sobre o número de vezes que algo foi visto.
Por exemplo, se no gráfico está mostrando que a #asmr teve 509M de views, isso significa que os conteúdos associados à hashtag foram vistos um total de 509 milhões de vezes.
4 – Interest Over Time: Em português “interesse ao longo do tempo”, é uma expressão que é frequentemente usada para mostrar como o interesse por algo muda ao longo do tempo. Isso é comumente representado em gráficos que mostram o aumento ou a diminuição da popularidade de um termo, tópico, palavra-chave ou qualquer outro assunto em um determinado período.
Achou o Creative Center interessante? Caso queira acessá-lo, clique aqui. Ou, leia o artigo oficial da plataforma para mais informações.
TikTok e palavras-chave
Mas, para além dos vídeos dentro TikTok, você sabia que muitas empresas também estão aproveitando os assuntos em alta dentro do aplicativo para suas estratégias de SEO?
O TikTok está se destacando como uma ótima plataforma para marcas e usuários encontrarem palavras-chave emergentes relevantes para seus mercados. Diferentemente da maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave, o TikTok permite prever tendências em tempo real e oferece a oportunidade de explorar vídeos populares relacionados ao tema atual. Essa abordagem única está tornando o TikTok uma valiosa fonte de insights para acompanhar o que está bombando no momento.
Por exemplo, quando digito “livros” na barra de busca do TikTok, além dos conteúdos que mais tiveram visualização:
Também é possível visualizar termos relacionados:
Você pode usar essas palavras-chave e aproveitar as oportunidades que surgem com as tendências para criar conteúdos envolventes, e assim, construir uma relação mais próxima com seu público. Mas, lembre-se que para isso, é essencial que você e sua equipe de SEO estejam atentos ao que está em alta na plataforma.
Depoimento da especialista de SEO da Postali
Um exemplo prático de como você pode usar essas informações de termos e conteúdos em alta no seu negócio é:
Imagine que você possui uma livraria e quer descobrir o que as pessoas mais buscam no TikTok para criar um conteúdo exclusivo para a sua marca. A partir das imagens que mostramos no exemplo, podemos:
Um exemplo prático de como você pode usar essas informações de termos e conteúdos em alta no seu negócio é:
Imagine que você possui uma livraria e quer descobrir o que as pessoas mais buscam no TikTok para criar um conteúdo exclusivo para a sua marca. A partir das imagens que mostramos no exemplo, podemos:
- Fazer conteúdos de recomendação de livros, lembrando de fazer recomendações de acordo com o público que já o segue na rede;
- Montar alguns vídeos com narrações de trechos dos livros que você deseja “popularizar”. Uma dica extra é usar a ferramenta Ubersuggest (que possui uma versão gratuita) para saber quantas pessoas buscam por esse livro. Às vezes, você quer atingir um grande número de pessoas, mas muitas ainda nem procuram o livro por não o conhecerem. Nesse caso, entra outra estratégia: a de branding, certo?
- Se você é proprietário de uma livraria, provavelmente gosta muito de ler. Portanto, indique livros que você costuma ler e que já leu em diferentes fases da sua vida.
- Nos resultados de pesquisas semelhantes, copie e cole um dos termos e faça uma busca neles para ver o que seus concorrentes estão falando sobre o tema. A partir daí, comece a pensar qual é o diferencial que você pode destacar para oferecer um conteúdo único aos seus espectadores.
Bom, como uma boa especialista, digo que temos muitas oportunidades para mostrar o valor da nossa marca. Basta saber evidenciar. E esse é um dos nossos trabalhos: destacar os valores e diferenciais fortes de nossos clientes em relação aos seus concorrentes. Espero ter ajudado!
Aproveite estas dicas valiosas e explore a ferramenta oficial do TikTok para acompanhar as tendências e se destacar na plataforma. E se precisar de uma equipe que te guie nessa jornada em busca de melhores resultados, entre em contato conosco!
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