O setor B2B (Business to Business), continua em crescimento, mesmo diante das incertezas do mercado econômico. Neste cenário, a tecnologia desempenha um papel crucial, com muitas empresas demonstrando interesse em adotar inovações para impulsionar seus negócios.
De acordo com os dados fornecidos pela GlobalWebIndex GWI Work Panel, 59% das empresas B2B brasileiras têm se destacado por estarem entre as primeiras a adotar novos recursos e inovações. Esse dado revela o interesse significativo do mercado brasileiro em buscar soluções tecnológicas para o desenvolvimento e crescimento de suas atividades comerciais.
Esse crescimento do setor B2B em meio às incertezas demonstra a importância da tecnologia como um fator impulsionador. As empresas estão buscando oportunidades de melhorar seus processos e oferecer produtos e serviços inovadores, aproveitando os avanços tecnológicos disponíveis.
Diante dessa visão, surge um questionamento: como se destacar nesse setor em constante crescimento? Para te ajudar nessa busca por respostas, neste artigo iremos te apresentar como se inserir na jornada do cliente B2B e mostrar os fatores que impulsionam seus consumidores a buscarem e contratarem serviços.
Principais fatores na jornada de compra do cliente B2B
Full Journey: Você está presente na jornada completa do seu consumidor?
Construir a confiança do seu cliente é a chave para se inserir na jornada B2B
Principais fatores na jornada de compra do cliente B2B
De acordo com dados captados pelo Google, 43% dos consumidores B2B afirmam que uma ocasião comum para buscar por serviços ou tecnologia de terceiros é quando há insatisfação ou problemas.
Quando o cliente B2B identifica o problema e se ainda não tiver em mente seus principais fornecedores, ele iniciará a busca por soluções, e para isso, a grande maioria recorre a fontes digitais. Segundo a mesma pesquisa do Google, 56% dos entrevistados afirmaram que usam mecanismos de pesquisa pelo menos uma vez por semana em seu processo de decisão.
Portanto, ao pesquisar sua marca, o tomador de decisão compreenderá sua utilidade, impacto nos resultados e preço do produto? Caso você precise se comunicar melhor com os clientes e fornecer-lhes a informação de que precisam para tomar as melhores decisões. Aqui estão algumas dicas:
Seja relevante: Certifique-se de que suas comunicações sejam relevantes para as necessidades e interesses do cliente;
Seja oportuno: Comunique-se com o cliente no momento certo, com a informação certa;
Seja útil: Forneça ao cliente a informação de que ele precisa para tomar uma decisão informada;
Seja pessoal: Personalize suas comunicações para o cliente individual;
Seja consistente: Certifique-se de que suas comunicações sejam consistentes com o valor que você oferece ao cliente.
No entanto, de acordo com o Google Consumer Survey, simplesmente aparecer nos resultados de busca não é suficiente. Normalmente, os consumidores já têm três marcas em mente antes mesmo de iniciar a pesquisa. É essencial estar presente durante toda a jornada do cliente.
Full Journey: Você está presente na jornada completa do seu consumidor?
Será que você está presente em toda jornada do seu cliente? Para descobrir, responda a si as perguntas abaixo:
- Quando seu cliente pesquisa sua empresa na Pesquisa Google, você tem o perfil Google Meu Negócio ativo?
Se não tiver ainda o perfil Business, faça-o clicando aqui.
- Quando seu cliente faz uma busca por seu produto ou serviço na Pesquisa do Google, você aparece em um anúncio patrocinado e nas primeiras exibições orgânicas?
Se ainda não trabalha essa estratégia de tráfego pago e orgânico, nos contate e saiba mais como podemos te ajudar.
- Quando um cliente entra em seu site, ele consegue encontrar as informações necessárias e navegar facilmente, sem demoras no carregamento?
Se deseja melhorar a performance do seu site, comece essas melhorias, conversando com um de nossos especialistas.
- Seu cliente consegue encontrar seu produto ou serviço nas principais redes sociais?
Se sim, os conteúdos que você oferece, responde dúvidas, evidencia a qualidade do seu serviço e destaca sua empresa dos seus concorrentes? Se ainda não trabalha com redes sociais de forma eficaz, acompanhe as dicas em nosso Instagram.
Além de acompanhar todo o percurso do seu cliente, é essencial conquistar a sua confiança. De acordo com um estudo do Google, a confiança na marca é apontada por 31% dos consumidores B2B como o fator principal que influencia suas decisões de escolha, superando até mesmo o preço do produto ou serviço.
Construir a confiança do seu cliente é a chave para se inserir na jornada B2B
Para começar, a presença no digital ao longo de toda a jornada é fundamental para conquistar a confiança dos clientes e ter uma atuação antecipada no início da jornada de compra.
Ao investir em uma presença online consistente e engajadora, você estabelece um canal direto de comunicação com seu público-alvo, mostrando-se como uma fonte confiável de informações e soluções para suas necessidades. Além disso, compartilhar conteúdos relevantes e autênticos fortalece a imagem da sua marca, demonstrando seu conhecimento e expertise no setor B2B.
Nesse contexto, os vídeos também desempenham um papel crucial. De acordo com dados do Search Engine Journal, 93% dos compradores B2B consideram o vídeo importante para construir a confiança na marca, e 62% afirmam que os anúncios em vídeo online aceleram suas decisões de compra. Portanto, uma abordagem audiovisual pode transmitir mensagens impactantes e cativar potenciais clientes.
Ao implementar essas estratégias na jornada do cliente B2B, sua empresa estará mais bem preparada para se conectar com o público, entender suas necessidades e se destacar em um cenário em constante crescimento. Lembre-se de revisar sua abordagem regularmente, adaptando-se às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores.
Agora que você aprendeu mais sobre a jornada do cliente B2B, complemente seu conhecimento com nosso e-book gratuito abaixo:
Fonte:
GlobalWebIndex GWI Work Panel, Q3 2021. Executivos de negócios em cargos de gerência sênior ou gerência executiva. “Qual das opções a seguir melhor descreve sua empresa quando se trata de adotar novas tecnologias/produtos de software ou serviços?
Google Consumer Survey, n=1.501, 30/Ago à 07/Set 2022; Pergunta: “Em linhas gerais, qual é a parcela de investimento mensal que a sua empresa destina a contratação de serviços e/ou tecnologia de terceiros?”
Google Consumer Survey, n=1.501, 30/Ago à 07/Set 2022; Pergunta: “Quais os *fatores mais importantes* para você na hora de contratar um serviço e/ou tecnologia de terceiros?”.
SearchEngineJournal, Video Aids 95% Of Enterprise B2B Buyers In Conversion, April 2022.
Google Consumer Survey, n=1.501, 30/Ago à 07/Set 2022; Pergunta: “Qual o momento mais comum para que sua empresa busque por serviços e/ou tecnologia de terceiros?”.