No cenário atual, que se torna cada vez mais competitivo e dinâmico, empresas de todos os tamanhos buscam soluções de marketing e desenvolvimento para impulsionar seus negócios.
Seja a criação de um site, um e-commerce ou qualquer outra solução digital, o sucesso de um projeto depende, em grande parte, da capacidade da agência ou empresa de desenvolvimento contratada em compreender e alinhar as expectativas dos seus clientes com as reais necessidades de seus negócios. Além do fator mencionado acima, por experiência própria, já enfrentamos algumas dificuldades quando os próprios clientes que nos contratam não compreendem exatamente o que realmente precisam para solucionar suas necessidades e crescerem em seu segmento.
Juntando todos os nossos anos de experiência e aprendizado no mercado, neste artigo, exploraremos esta importância de entender para atender, destacando como a falta desse alinhamento pode levar à frustração no resultado do projeto. Além disso, abordaremos as dificuldades que podem surgir quando os clientes não têm clareza sobre suas próprias necessidades, e como as agências de marketing e desenvolvimento podem utilizar inteligência de mercado para superar esses desafios e criar soluções que realmente agregam valor e entregam resultados reais.
Aqui você encontrará os seguintes tópicos:
- Entender para atender
- A importância de um atendimento contínuo e qualificado
- Criação de soluções pensadas para o negócio do cliente
Entender para atender
No trecho de uma newsletter chamada ‘The Looking Glass’, a empresária e cientista da computação Julie Zhou aborda as jornadas anteriores às funcionalidades e menciona o seguinte trecho: “As funcionalidades de um produto existem para resolver um problema ou atender a uma necessidade do usuário. Quando propomos diretamente uma funcionalidade, estamos escolhendo uma receita antes de saber qualquer coisa sobre a festa. Estamos navegando em ondas de suposições. Torne essas suposições explícitas! Defina a jornada do usuário antes de definir a funcionalidade.”
Concordamos exatamente com a citação de Julie Zhou e seguimos a mesma filosofia, pois aqui na Postali, em todos os nossos projetos, acreditamos que a chave para uma estratégia de sucesso está em entender verdadeiramente o negócio dos nossos clientes para atendê-los da maneira mais eficaz possível
É fundamental que uma abordagem baseada na compreensão aprofundada das necessidades do cliente e do seu mercado seja adotada em qualquer agência ou empresa que deseje entregar soluções verdadeiramente eficazes e personalizadas.
As funcionalidades de um produto, ou, no nosso caso, as soluções digitais que oferecemos, não são desenvolvidas como “receitas prontas” que são aplicadas de forma genérica a todos os nossos clientes. Muito pelo contrário, compreendemos a fundo as particularidades de cada negócio e do público-alvo envolvido. Isso significa que estudamos o mercado em questão, captamos dados relevantes e analisamos minuciosamente as características do público que será impactado pelo nosso trabalho.
Antes de começar a desenvolver um site, um e-commerce ou qualquer outra solução digital, é fundamental dialogar com o cliente e identificar suas metas, objetivos e desafios. Muitas vezes, as expectativas do cliente podem ser divergentes do que realmente é necessário para atingir o sucesso no ambiente digital.
Imagine um cenário em que uma empresa deseja um site altamente interativo e repleto de recursos avançados. No entanto, após uma análise mais aprofundada, pode se tornar evidente que o público-alvo da empresa prefere uma abordagem mais simples e direta. Nesse caso, a agência de marketing e desenvolvimento deve ser capaz de orientar o cliente na direção certa, explicando como a simplicidade pode ser mais eficaz na conquista de resultados.
A falta de alinhamento entre as expectativas do cliente e as necessidades reais do negócio pode levar a resultados insatisfatórios e a projetos que não atingem seus objetivos. Portanto, é fundamental estabelecer uma comunicação clara e contínua com o cliente, garantindo que todas as partes envolvidas estejam na mesma página desde o início.
Toda essa jornada do cliente antes da criação e desenvolvimento da funcionalidade, como mencionada pela empresária da newsletter, nos permite criar parcerias de longo prazo e entregar resultados que não apenas atendem às expectativas, mas as superam, proporcionando resultados reais para nossos clientes.
A importância de um atendimento contínuo e qualificado
Leitor, tudo o que mencionamos anteriormente é de extrema importância, mas não se apresse, pois ele não é o único passo na jornada de entender para atender, pois o processo de alinhamento de expectativas não é um evento único, mas sim um compromisso contínuo ao longo do projeto. À medida que o desenvolvimento avança, é crucial manter uma comunicação eficaz com o cliente, fornecendo atualizações regulares e feedbacks sobre o progresso. Isso permite que o cliente acompanhe de perto o desenvolvimento do projeto, fazendo ajustes quando necessário e garantindo que as expectativas continuem alinhadas com as necessidades do negócio.
Além disso, o atendimento qualificado desempenha um papel fundamental no sucesso do projeto. Uma equipe de profissionais experientes e especializados é essencial para oferecer orientação e expertise ao cliente, ajudando a evitar decisões impulsivas baseadas em preferências pessoais, em vez de dados e estratégia.
Por exemplo, aqui na Postali, devolvemos feedbacks semanais para nossos clientes, dessa maneira estamos sempre alinhados com eles para atendermos suas necessidades e para captar insights de melhorias.
Criação de soluções pensadas para o negócio do cliente
Tudo o que mencionamos acima diz a respeito de criar soluções centradas nos clientes, mas afinal, qual a importância disto?
Com todo o conhecimento prático que adquirimos, podemos afirmar que entender para atender é o caminho para projetos bem-sucedidos e clientes satisfeitos. Compreender a real necessidade da empresa e toda a jornada que ela pretende percorrer pode resultar em soluções mais eficazes. A prova disso é a solução que criamos aqui na Postali.
Após estudarmos e analisarmos os desafios que muitos negócios de revenda possuem, construímos o Pipeflow, um ecossistema completo feito para alavancar e aumentar suas vendas através de módulos que trazem inteligência, eficiência, ajudam no crescimento, oferecem soluções inovadoras e centralizam toda a gestão da empresa em um único lugar.
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