Devido a grande concorrência, as empresas têm investido cada vez mais em estratégias para diferenciar seus produtos e assim conquistar consumidores.
Uma estratégia importante e que resulta em vendas, é o design.
Quando falamos em design, muitos já o relacionam exclusivamente a questões estéticas do produto, porém ele vai além disso.
Nesse artigo, explicaremos como os modelos de design atuam e como a especialidade correta pode ajudar a sua empresa a vender mais
O que é design?
A forma segue a função. Esse é um princípio do design funcionalista associado à arquitetura e design moderno do século XX. É também uma frase proferida pelo arquiteto norte americano Louis Sullivan, grande influência na arquitetura moderna que conhecemos.
Nesse princípio, podemos então entender o design como um processo de pensamento que compreende a criação de produtos para solucionar problemas, incluindo aspectos funcionais e estéticos.
A World Design Organization (WDO), define o design como um processo que melhora a qualidade de vida de todos através de produtos, sistemas e experiências inovadoras.
Existe uma multiplicidade de definições sobre o que é Design, pois é um contexto complexo e completo que transita por todos os nichos e culturas.
CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE DESIGN
Design gráfico
Design gráfico é um segmento do design visual em que o Designer (profissional que atua na área) oferece soluções funcionais e com apelo estético para sanar um problema. De forma resumida, podemos definir que design gráfico é um modo de se comunicar por meio visual.
Esta comunicação pode ser feita através de:
- Desenhos;
- Imagens;
- Textos;
- Códigos;
- Animações;
- Diagramação;
- Outras ferramentas criativas.
Design de Produto
O design de produto é o segmento que cria soluções em forma de produtos, como o próprio nome sugere. Também conhecido por design industrial, o design de produto é a atividade que faz a criação e desenvolvimento de bens de consumo, os objetos como: utensílios, eletrodomésticos, mobiliário, máquinas, carros e outros.
Design de Moda
O Design de Moda é a criação de tudo o que é relacionado ao vestuário. O profissional da área é chamado de Designer de moda ou estilista e está apto a participar de todos os processos de criação, confecção, divulgação e distribuição de roupas, sapatos e acessórios, como brincos, pulseiras, bolsas, cintos etc.
Design de interiores
Design de interiores é a área que planeja, idealiza e realiza projetos de espaços, priorizando a funcionalidade e qualidade de vida das pessoas. Ele é aplicado em espaços residenciais, comerciais, institucionais, entre outros.
O profissional de design de interiores pode criar móveis tanto para um cliente específico ou para lojas, como também gerenciar uma obra. Ele pode também trabalhar com paisagismo e projetar diversos espaços, por exemplo: o interior de uma casa ou ambientes comerciais.
Design de Games
O design de games é uma extensão da prática do design cujo foco é a criação de jogos.O profissional da área conhecido como designer de games é o responsável por projetar e desenvolver jogos para diversas plataformas, como: computador, celulares, tablets e consoles de videogames. Ele participa de todas as etapas de criação, desde o início do processo até a fase final de testes.
Web Design
A explicação simplificada que encontramos no dicionário, define Web Design como: especialidade em que o foco é a criação de interfaces visuais, layouts, banners, projetos ou scripts para páginas da web (Internet), com o intuito de melhorar a estrutura dos sites, tendo em conta as informações que o cliente forneceu para atrair o seu público-alvo.
Porque sua empresa precisa investir em design
Qualquer empresa que queira vender mais e crescer, precisa criar uma identidade própria, isso ajuda na comunicação com o seu público. Criar conexão com o seu cliente é o primeiro passo para gerar um relacionamento com ele, e o design tem muita importância nesse processo. Empresas que não enxergam essa realidade correm um grande risco.
O design é importante:
Para criar a identidade da sua marca;
Para que o seu produto seja mais atraente;
Para que as pessoas visitem o seu site ou redes sociais e se sintam atraídas a realizar uma compra;
Para se comunicar com o público;
Para transmitir mais profissionalismo;
Para aumentar a credibilidade da empresa.
Toda empresa precisa buscar se manter em alta no mercado para gerar números satisfatórios. Um diferencial importante que trará esse resultado é a credibilidade. Com os exemplos citados acima, podemos entender então a importância do design para essa função.
As grandes marcas que conhecemos hoje, investiram e investem em design, por isso são hoje referências de qualidade para o público. Exemplo: Coca- cola, Nike, Adidas, apple, etc.
O design tem que ser pensado no início do projeto estratégico de uma marca e quando unido ao Inbound Marketing, o design se torna uma arma poderosa para atrair clientes a sua empresa.
Invista em design, mas faça isso com uma agência especializada. Ela é fundamental nesse processo, para a elaboração de um trabalho de qualidade e que resultará em resultados.
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