Em maio de 2020 o Google anunciou mudanças relacionadas à experiência do usuário, que serão relevantes para a classificação e válidas a partir de maio de 2021.
Os novos indicadores, combinados com outras métricas já existentes, vão medir como os usuários percebem sua experiência de interação com uma página.
O Google trabalhará com um subconjunto de Web Vitals – em resumo são métricas para medir a qualidade do site – que se aplicam a todas as páginas da web, e deverão ser mensuradas por todos os proprietários de sites e exibidas em todas as ferramentas do Google.
Nestes novos indicadores, no momento, o Google focará em três aspectos:
- Carregamento
- Interatividade
- Estabilidade Visual
Carregamento
Em resumo, o carregamento da página é medido através da métrica que o Google nomeia como LCP (Largest Contentful Paint), que mede a velocidade de carregamento do conteúdo principal de determinada página.
Interatividade
First Input Delay (FID), métrica que mede a capacidade de resposta da carga, ou seja, a velocidade com que uma página carrega e executa códigos JavaScript necessários para que os componentes (ex: botões, ou elementos onde o usuário solicita uma ação) respondam rapidamente a interação do usuário.
Estabilidade Visual
Elementos “surpresa” na página e que interferem na interação do usuário.
Proprietários de sites X Novas Métricas
Desde já, com estas mudanças do Google, a maioria dos proprietários de sites deverão se preparar (se ainda não se prepararam) para melhorar ainda mais a experiência de navegação dentro do seu site. Contudo, para aqueles que sempre priorizaram a experiência de seu cliente, esta não será uma tarefa tão difícil.
E pensando nisso, podemos dizer que mediante estas novas “exigências”, já demos nossos primeiros passos ao criar uma ferramenta exclusiva, e que prioriza a experiência do usuário nestes sentidos: a nossa tecnologia SAP (Sites de Alta Performance).
Tecnologia SAP
A tecnologia SAP, desenvolvida pela Postali reúne as melhores técnicas e ferramentas de usabilidade, interface, e como resultado faz empresas como a sua alcançarem resultados extraordinários.
Pensando em cada aspecto do negócio de nosso cliente e seus potenciais usuários, programamos os sites SAP sob demanda, e entregamos após testes que visam melhorar a experiência do usuário.
Neste site de exemplo nossa equipe de programação tem feito testes envolvendo o Pagespeed, avaliando a funcionalidade do site, buscando melhorias em detalhes visuais e incluindo funcionalidades que colaboram com o usuário. Tal qual como: as telas de carregamento do esqueleto da página. Para que ele sinta que o site está processando suas informações, entre outras métricas reportadas pelo Google e pela nossa equipe.
Saiba mais sobre o processo de criação de nossos sites de alta performance