Com o desenvolvimento constante e acelerado da tecnologia, a maneira que as pessoas têm consumido produtos e serviços tem mudado.
Isso somado ao cenário mundial pandêmico, fez com que muitas empresas que antes atendiam apenas de forma física, servissem seu público também virtualmente. Não apenas para estarem atualizados, mas para não falirem.
Com o crescimento desse cenário, ferramentas foram desenvolvidas para ajudar as empresas a mensurar o seu ROI (Retorno sobre o Investimento das estratégias de marketing aplicadas ao mundo digital) e uma dessas ferramentas é o Google Analytics.
O Google Analytics é a principal plataforma de análise da web. É gratuita e fornece dados valiosíssimos para todos os tipos e tamanho de negócio.
Nesse artigo vamos explicar melhor o que é e como utilizar essa plataforma a favor do seu negócio.
Sumário:
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics pode ajudar no SEO de sua empresa.
Como ter acesso ao Google Analytics em seu site?
Como Instalar o Google Analytics?
Como usar o Google Analytics corretamente?
Muito mais integração para suas métricas
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google. Ela tem como objetivo coletar informações específicas sobre os usuários ou visitantes de um site, seja ele um Blog, um e-commerce ou um site institucional.
Essas informações se dividem em diversas métricas (medidas quantificáveis usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica), como:
- Número de visitas em seu site;
- Gênero dos visitantes e local geográfico do acesso;
- Origem do tráfego- especificando de qual plataforma os acessos estão vindo;
- Desempenho de vendas do seu e-commerce;
- Página mais acessada em seu site;
- O tempo médio que seus visitantes ficam ativos no site;
- Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
- E muitas outras informações importantes.
Com tantos dados detalhados em relatórios, o Analytics te mostra onde seu negócio está tendo sucesso e onde precisa melhorar, assim fica mais fácil elaborar estratégias com ações de marketing mais assertivas para alavancar seus negócios na internet.
O Google Analytics pode ajudar no SEO de sua empresa.
O Analytics dá acesso a muitos dados relacionados a como os usuários encontram seu site e como interagem dentro dele. Essas e muitas outras informações são vitais para uma excelente estratégia de SEO (Otimização para motores de busca) e também para descobrir as áreas que você precisa executar melhorias para assim ser melhor posicionado e encontrado através de buscas.
O Google Analytics pode ser integrado ao seu site através de uma simples tag inserida no código fonte.
Como ter acesso ao Google Analytics em seu site?
Para poder ter acesso ao Analytics e usá-lo é preciso primeiramente criar uma conta aqui.
Após o cadastro inicial, é preciso configurar o Google Analytics em seu site para que ele consiga fazer as análises.
Como Instalar o Google Analytics?
A instalação do Analytics é simples. A maioria das plataformas de Sites e E-commerce já possuem um local para você inserir o código correspondente à sua conta.
Feita a instalação, você pode usar a ferramenta na mesma hora. É importante reservar um tempo para analisar o desempenho do seu site antes e depois da instalação e também se ambientar com todos os dados que a ferramenta oferece.
No link a seguir, você pode ver o passo a passo dessa instalação e tutorial sobre a ferramenta:
https://rockcontent.com/br/blog/como-instalar-google-analytics/
Como usar o Google Analytics corretamente?
Tendo em mãos os dados que o Google Analytics oferece, é preciso saber interpretá-los de maneira correta. Entenda exatamente o que as métricas estão mostrando e certifique-se que a ferramenta está devidamente instalada.
Não se baseie no “achismo” ao traçar as estratégias para o seu negócio, além de amador, é arriscado. Analise, faça a leitura correta dos dados e pense bem antes de colocar em ação, pois se feito de forma errada, será ineficaz.
A Social Media Trends estima que 25% das empresas existentes no Brasil não fazem análises de métricas de suas estratégias. Isso significa perda de tempo e dinheiro, pois não saber se o seu investimento está tendo retorno é um risco grave e pode levar até mesmo a falência da sua empresa.
Muito mais integração para suas métricas
Essa ferramenta poderosa pode ser conectada a outros produtos do Google. O Optimize por exemplo, que traz um acompanhamento sem igual se suas métricas são conversões, o gerenciador de tags – Google Tag Manager – que traz facilidade para criar eventos em que você pode verificar novos fluxos, metas e principalmente a facilidade em lidar e instalar códigos (caso você não entenda muito sobre programação).
E não menos importante, o Google Ads, que é aliado ao Google Analytics no momento de interpretação de dados. Se já é possível interpretar resultados valiosos dentro do Google Ads, com o Analytics você consegue entender todo o caminho dos seus usuários, seja de forma orgânica ou através do Tráfego Pago.
Conclusão
Podemos então entender a importância que o Google Analytics possui. O rastreamento preciso dos dados que a ferramenta apresenta dentro do seu site é perfeito para traçar estratégias e encontrar pontos de melhorias.
As informações são inúmeras, basta saber encontrar os dados corretos e entender melhor seus resultados.
Com uma agência como a Postali cuidando das estratégias de Marketing Digital da sua empresa e utilizando o Google Analytics para metrificar seus resultados, você não precisa se preocupar em analisar os dados todos os dias, a Postali analisa, encontra pontos de melhorias e aplica em seu site, loja virtual ou página de captura.
Quer saber mais? Entre em contato com a Postali e veja seu negócio decolar.
Fontes: