Empreendedor, as três gerentes de insights do Google se juntaram e gravaram um conteúdo rico, onde discutem os três principais comportamentos que moldam a jornada do consumidor nos dias de hoje. Ao assistir este vídeo, extraímos valiosos insights e estamos empolgados em compartilhar neste artigo. Sugerimos que continue a leitura para descobrir como aprimorar as estratégias de marketing do seu negócio e alinhá-las com a evolução da jornada do seu consumidor.
Aqui você encontrará uma análise dos seguintes dados:
60% dos consumidores disseram que um site ou app que facilite a compra é importante para eles
Globalmente, 32% dos consumidores nos mercados pesquisados estão pesquisando mais sobre compras durante o processo de compra
Os consumidores fazem compras com algum objetivo em mente. Este comportamento nos leva a perceber a real necessidade que as empresas têm em melhorar todos seus ambientes digitais de acordo com seu público, proporcionando uma experiência que se alinhe com o que é esperado por seu potencial cliente.
Pensando nisso, duas estratégias que são primordiais no processo de melhorias são as de tráfego pago e orgânico que juntas fazem com o ambiente digital fique melhor estruturado e atraia mais pessoas qualificadas para fechar negócio com a sua empresa.
Tráfego pago:
Investir em campanhas de tráfego pago é uma maneira eficaz de aumentar a sua visibilidade online. Plataformas como: Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, TikTok, Pinterest e outras onde o seu público se encontra, oferecem oportunidades de negócio, pois, você pode direcionar seus anúncios ao público ideal, ampliando a exposição da sua marca durante as fases cruciais do processo de pesquisa do consumidor.
Esta estratégia é realmente eficaz e aqui na Postali já impactamos mais de 35.000.000 de pessoas por meio de anúncios, gerando mais de 150.000 oportunidades de novos negócios para nossos clientes por meio de estratégias inteligentes de tráfego pago.
Tráfego orgânico:
Ao investir na qualidade de seus conteúdos e no desempenho do seu negócio online, sua empresa adquire mais potencial para se classificar nos primeiros resultados da busca orgânica, ampliando sua visibilidade para que seus clientes te encontrem quando estiverem buscando pelo seu produto ou querendo tirar alguma dúvida.
Para incluir esta estratégia em seu negócio, conte com assessores especializados na criação de estratégias que têm o potencial de melhorar o alcance orgânico da sua empresa nos mecanismos de buscas mais conhecidos e também em outros canais.
Nossos profissionais já geraram resultados surpreendentes a diversos clientes:
+ de 1 milhão de acessos orgânicos através do SEO;
+ de 700 mil novos usuários conquistados;
+ de 7 mil palavras posicionadas para empresas do agronegócio;
+ de 6 mil palavras posicionadas para empresas de semijoias;
+ de 99 mil novas visualizações através da pesquisa do YouTube.
Site de alta performance:
Sua presença online é uma extensão da sua identidade e reputação comercial. Imagine seu site como uma vitrine digital que potenciais clientes visitam para conhecer seus produtos, serviços e valores. Para causar uma impressão positiva, é essencial que sua vitrine digital seja atraente e intuitiva, além de ter velocidade, confiabilidade, usabilidade e qualidade de conteúdo.
Ao confiar a criação e manutenção do seu site a profissionais experientes, você garante que todas essas características sejam cuidadosamente consideradas e implementadas. Para entender mais sobre a importância de um site de alta performance e qual seu impacto, clique aqui e confira nosso guia sobre o assunto.
Em alguns exemplos dos nossos casos de sucesso, nosso cliente referência em nutrição animal já alcançou mais de 2 milhões de acessos em seu site, desenvolvido por nós. Além disso, a maior empresa de revenda de semijoias do Brasil, que investiu em um site de alta performance, registrou um aumento de 36% nas suas vendas.
46% das pessoas tomam a decisão de comprar algo quando tem informações claras sobre a qualidade do produto
Embora o preço permaneça como um fator crucial na tomada de decisões, esse dado mostra que uma comunicação clara e completa sobre os produtos também se torna fundamental na conversão.
A partir disso, conseguimos captar o insight da necessidade de transmitir de maneira clara e convincente os atributos e qualidades do seu produto. A qualidade torna-se um diferencial significativo, e a capacidade de comunicar isso de forma simples pode influenciar bastante a decisão de compra.
Um exemplo prático dessa estratégia pode ser observado no Mercado Livre. Este gigante do comércio eletrônico, que registra diariamente milhões de acessos, destaca-se pela diversidade de produtos em seu marketplace e pela forma que apresenta as informações sobre cada item. Além disso, ao permitir que outros consumidores avaliem o produto comprado traz mais confiança aos futuros compradores para efetuar a compra ou não.
Portanto a dica é: aprimore suas estratégias de comunicação, além do seu preço inclua os benefícios e explore em detalhes a qualidade de seus produtos. Isso pode atrair a atenção do consumidor e contribuir para o fortalecimento da confiança em sua marca.
Para te ajudar nesta tarefa, confira a série que fizemos em nosso Instagram, onde abordamos boas práticas de SEO, com dicas práticas para você otimizar o seu conteúdo no digital, focando em como eles serão vistos pelo seu usuário e notados por mecanismos de busca como o Google. Clique aqui e confira.
60% dos consumidores disseram que um site ou app que facilite a compra é importante para eles
Essa última estatística nos mostra mais uma mudança nas expectativas dos consumidores, que ao buscar por produtos ou serviços de qualidade, valorizam a praticidade e eficiência no processo de compra.
Esse comportamento do consumidor destaca a importância da experiência do usuário como um fator determinante para o sucesso de um negócio online. Os consumidores modernos não apenas desejam adquirir produtos, mas esperam fazê-lo de maneira fácil, rápida e intuitiva.
Empresas que investem em interfaces intuitivas, processos de compra simplificados e aplicativos bem projetados têm uma vantagem competitiva significativa. Afinal, a facilidade na compra não é apenas um fator para atrair novos clientes, mas também desempenha um papel crucial na fidelização. Consumidores satisfeitos com uma experiência de compra sem complicações têm maior probabilidade de retornar e recomendar a marca a outros.
Se você ainda não investiu em um e-commerce de alta performance, intuitivo, personalizado e seguro para o seu negócio, pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas. Entre em contato com nossos especialistas, e vamos criar juntos uma solução personalizada para atender às suas necessidades. Com mais de 10 anos de experiência e utilizando ferramentas e técnicas de ponta, desenvolvemos e-commerces eficientes, ágeis, personalizados e capazes de converter visitantes em clientes satisfeitos.
Esperamos que este conteúdo colabore com sua gestão estratégica. Com esses dados em mente e as estratégias que compartilhamos em mãos, você estará mais próximo de alcançar a excelência nesta nova jornada do consumidor.
Para enriquecer ainda mais o seu conhecimento, assista ao vídeo completo do Google sobre o assunto, clicando aqui.
Referência:
https://www.thinkwithgoogle.com/consumer-insights/consumer-journey/2023-consumer-behavior-trends/