Uma invasão de palavras-chave e links com cloaking são duas técnicas antiéticas usadas em SEO (Search Engine Optimization) para tentar enganar os motores de busca e melhorar o posicionamento de um site nos resultados de pesquisa.
Além de serem práticas totalmente inadequadas, essas técnicas podem ser facilmente identificadas por algoritmos avançados como o do Google que além da tecnologia, também conta com equipes que se dedicam à detecção dessas más práticas. Quando um site recebe esses links e palavras-chave maliciosas, em algum momento da inspeção do algoritmo ele pode ser penalizado, podendo perder posicionamento na pesquisa e até ter o domínio do site totalmente removido do índice de busca, sendo assim, ele não existirá mais nas exibições.
Entender como essas técnicas fraudulentas funcionam, ajudará você a proteger seu site de possíveis invasões e penalidades. Portanto, neste conteúdo, vamos detalhar o que elas são, explorar como funcionam e, mais importante, como você pode resolver esses problemas para manter seu site seguro e otimizado.
- O que é uma invasão de palavras-chave?
- O que são links com cloaking?
- Políticas de spam para a pesquisa Google na web
- Especialista Postali: Passo a passo para corrigir links com cloaking
O que é uma invasão de palavras-chave?
A invasão de palavras-chave geralmente pode ocorrer em sites de terceiros, ou seja, hackers invadem sites para tentar manipular o ranking de outros sites nos motores de busca enchendo a página do site invadido com palavras-chave ou números em excesso. Esta ação é feita para classificar de forma fraudulenta outros sites, que desejam ser posicionados nas primeiras classificações nos motores de busca.
Essas invasões podem ocorrer de várias maneiras, frequentemente empregando táticas sofisticadas ou disfarçadas para evitar detecção. Por exemplo, alguns sites podem usar texto ou links da mesma cor do fundo da página, tornando-os invisíveis para os visitantes, mas ainda detectáveis pelos motores de busca. Isso permite que encham a página com palavras-chave sem afetar a experiência visual do usuário. Outra forma é listando palavras-chave sem contexto ou em blocos de texto que não fazem sentido para o leitor, mas são projetados para atrair os algoritmos de busca. Além disso, há a prática de repetir palavras-chave de forma exagerada e fora de contexto em conteúdos, títulos, meta tags, descrições de imagem e URLs, na esperança de melhorar o ranking nos motores de busca.
Um exemplo desse tipo de escrita seria:
Portanto, como mencionado anteriormente, a invasão de palavras-chave em um site pode causar diversos problemas, tanto do ponto de vista de SEO quanto para a experiência dos usuários. A médio e longo prazo, isso influencia negativamente a visibilidade online e prejudica a credibilidade e a confiança na sua marca ou empresa.
O que são links com cloaking?
Já o cloaking é uma técnica pela qual o conteúdo apresentado aos motores de busca difere daquele mostrado aos usuários. Essa prática tem como objetivo enganar os motores de busca para que posicionem o site mais alto nos resultados para certos termos de pesquisa.
Um exemplo dessa prática ocorre quando um site contém códigos que apresenta uma versão da página aos robôs de busca e outra aos usuários. Outra forma é através de redirecionamentos enganosos: os usuários clicam em um link que aparenta levar a um conteúdo relevante, mas são redirecionados para outro site, frequentemente para páginas de vendas ou conteúdo irrelevante.
O cloaking também pode ser implementado usando scripts ou tecnologias como Flash para exibir conteúdos diferentes para usuários e motores de busca, incluindo a inserção de textos ou links em scripts que são ativados somente quando detecta-se a presença de um motor de busca.
Políticas de spam para a Pesquisa Google na Web
De acordo com as diretrizes do Google, tanto a invasão de palavras-chave quanto o uso de cloaking em links são considerados práticas de spam. Além da explicação que fornecemos anteriormente, aconselhamos que você clique aqui e leia também estas informações fornecidas pela Central da Pesquisa Google.
Especialista Postali: Passo a passo para corrigir links com cloaking
Recentemente, fomos procurados para resolver um problema como este e a partir dessa experiência, decidimos compartilhar nosso passo a passo para a resolução desse problema.
- Identificação do problema: O problema com nosso cliente foi identificado ao analisar os resultados de pesquisa do site. Toda vez que o site era acessado por meio de motores de busca, o usuário era redirecionado para outra página. No entanto, ao acessar o site diretamente pela sua URL, nada de anormal ocorria.
Para isso, utilizamos um proxy e, ao acessar a página pelos mecanismos de busca, conseguimos coletar a URL do arquivo JavaScript responsável pelo redirecionamento.
Observação: É importante notar que esse redirecionamento nem sempre acontece por meio de arquivos JavaScript, ele também pode ser causado por regras dentro do arquivo de configuração do seu servidor, como o .htaccess.
Portanto, caso você não encontre nenhum arquivo causando esse redirecionamento, é muito provável que ele seja causado por algum código malicioso presente dentro do servidor.
- Análise dos arquivos do site: Procure no seu servidor por arquivos que contenham a URL coletada. No nosso caso, encontramos a URL, sem nenhuma modificação, em uma nova página cujo nome era muito semelhante ao de outra página existente.
Outra opção é converter a URL para base64 ou hexadecimal e verificar nos arquivos se existe algum texto correspondente à URL convertida.
- Reverta as mudanças: Assim que identificamos toda a cadeia de eventos, começamos por remover o trecho de código que realizava o redirecionamento para o arquivo malicioso dentro do servidor e, logo em seguida, retiramos o arquivo malicioso.
- Verificação de segurança: Com o problema solucionado, começamos a investigar o que pode ter levado o site a ser hackeado. Após examinar o e-mail do cliente, chegamos à conclusão de que o vazamento de algum dado pode ter facilitado o acesso indevido aos arquivos.
- Notifique os motores de busca: Se o seu site foi negativamente afetado nos resultados de busca devido à invasão de palavras-chave ou ao uso de links com cloaking, notifique os principais motores de busca, como Google e Bing, sobre a resolução do problema para que o site possa ser reindexado.
- Monitoramento contínuo: Após corrigir o problema, monitore continuamente o tráfego e os resultados de busca do seu site para garantir que o problema não retorne. Isso pode envolver o uso de ferramentas de análise de tráfego e monitoramento de segurança para detectar qualquer atividade suspeita
Esperamos que este conteúdo tenha sido informativo e uma ferramenta útil para ajudá-lo a solucionar este tipo de problema. Se precisar de assistência adicional ou desejar a orientação de nossos especialistas, clique aqui e entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo a garantir que seu site permaneça seguro e eficiente.
Gostou deste tipo de conteúdo? Continue seguindo nosso blog.