O Instagram está se tornando uma das ferramentas mais poderosas da atualidade. Não é para menos, muitas pessoas já observaram o seu crescimento e atualizações que trazem facilidade de interação e recursos para os negócios dentro da rede social.
Há vários recursos que você pode utilizar dentro do seu Instagram sem custos, como as ferramentas para interação nos Stories, ferramentas de vídeo, efeitos e muito mais. E claro, pode contar com recursos pagos para ajudar a alcançar seus objetivos.
Como muitas pessoas já perceberam, o Instagram, produto do Facebook, é muito competitivo. A função “Stories”, por exemplo, tem sua origem em uma outra rede social, o Snapchat. Assim como a nova função Reels, que foi lançada após a nova ideia e excelentes resultados do Tik Tok.
Como funciona no orgânico e no pago?
Ações orgânicas
Ações pagas
Como funciona no orgânico e no pago?
Antes de mais nada, saiba que todas as suas ações deverão ser baseadas no conteúdo que você produz para falar com seu público. Ou seja, ao fazer o seu conteúdo, você deverá pensar no propósito dele, foco em gerar valor e gerar relacionamento.
Agora uma dica muito importante: se você procura crescimento para seu Instagram, nada melhor do que acompanhar as métricas que ele está gerando. No seu perfil, você pode alterar o tipo de conta, de pessoal para comercial. Na conta comercial, há um novo recurso – Insights – acompanhe dados importantíssimos gerados a partir do que você postou.
AÇÕES ORGÂNICAS
Hashtags
Sempre que possível, use as hashtags. Esse recurso pode fazer seu conteúdo chegar mais longe, não somente para quem costuma visitar as tags mas também para quem segue hashtags, e as suas publicações aparecerão automaticamente na rolagem do feed do Instagram.
Dica 1: Faça pesquisa sobre quais hashtags podem ser mais relevantes para seu negócio e crie uma lista para que você sempre esteja utilizando.
Dica 2: Use hashtags nos stories também. Você pode testar várias e deixá-las ocultas ao arrastar para o canto da tela não visível do seu Story.
Feed
Crie um cronograma de postagens. Nele você pode programar o dia e horário que sua publicação deverá ser postada na rede. Isso fará com que você ganhe constância para o feed e também para o público que o consome. Pense em temas que façam sentido e que gerem efeito positivo.
Capriche na descrição e nas hashtags.
Comece a observar suas postagens no feed depois de alguns dias, qual delas gerou mais interação e melhor desempenho? Anote o tema, o horário que postou, o dia da semana, tudo isso conta para você se inspirar no próprio conteúdo e desenvolver mais sobre o que já deu certo.
Dicas para seu cronograma: Informativo, dicas, interativo, food porn (que desperta vontade), how to (como foi feito) entre outros em que você se inspira.
Stories
Publique conteúdos nos stories e se possível grave vídeos todos os dias. Utilize todos os recursos de maneira inteligente. Exemplos:
- Grave vídeos reais ou muito próximos da realidade, isso faz com que as pessoas se sintam mais à vontade.
- Documentação: Stories de bastidores, “como é feito”, mostre o que está por trás do seu conteúdo.
- Use recursos: Enquete, caixa de perguntas, testes, conteúdos de templates, que podem trazer maior interação.
IGTV
Possibilidade de gravar vídeos com mais de 60 segundos. Esses vídeos podem ser mais técnicos, podem abordar temas complexos que não daria para exibir em stories ou no feed. Há possibilidades de fazer perguntas e respostas, passo a passo, tutoriais, temas sociais e muitas outras possibilidades.
E que tal ir além? Crie uma série no seu IGTV, com episódios com dia e horário marcado para o lançamento, o seu público vai ficar cada vez mais engajado se o tema for desenvolvido com sabedoria e ainda conseguir despertar curiosidade para o próximo IGTV.
Bônus: você sabia que quando posta um IGTV e compartilha ele nos seus stories, o Instagram libera o “Arraste pra cima” organicamente? Isso mesmo, você poderá inserir um link que vai levar os usuários até o seu vídeo completo do IGTV.
Destaques
A ferramenta mais organizada do Instagram que testará sua criatividade. Como os stories duram apenas 24 horas, os destaques têm a importante função de guardar imagens e vídeos que você considera importante e que talvez interesse a novos usuários que ainda não estão no seu perfil. Os destaques te ajudam a separar por “coleções” alguns temas importantes que você pode nomear e criar uma capa personalizada.
Exemplos de destaques: Depoimentos, clientes, como comprar, informações, wallpapers, coleções, templates e tudo o que sua imaginação mandar.
Efeitos
Sabe aqueles efeitos que usamos principalmente nos stories? Sim, qualquer usuário pode criar um. Mas é preciso uma ferramenta específica que gerencia essa função e ajuda no momento de disponibilizar aos usuários do Instagram.
Há vários tutoriais que nos mostram como fazer de forma simples e fácil. Imagine seus seguidores divulgando o seu efeito do Instagram, ele pode fazer sucesso e também trazer mais presença de públicos que ainda não te conhecem.
Guia
Talvez a Guia não seja o recurso mais utilizado no Instagram, mas assim como os destaques – feito para organizar os stories – a Guia ajuda a separar os melhores conteúdos com determinados temas postados no feed. Clique no + do menu e crie sua Guia do Instagram.
Reels
A nova função do Instagram traz a possibilidade de gravar vídeos com duração de 15, 30 ou 60 segundos, deixando fixo na aba do Reels.
Esses vídeos geralmente são muito utilizados para passar dicas rápidas, entreter com efeitos especiais, divertir com conteúdos descontraídos ou mostrar um bastidor. Porém, como fonte da sua inspiração, o que move muito um Reels são os desafios criados com suas inúmeras possibilidades de edições.
A ferramenta é a mais nova geradora de públicos de visualizações de vídeos.
Influências
Parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo nas redes sociais podem ajudar muito no crescimento do Instagram. Além da influência sobre o produto ou serviço que você vende, influenciadores conversam com o seu público e também atrai pessoas mais qualificadas. Por isso, antes de iniciar um trabalho que envolva influencers, é preciso pesquisar muito, identificar um perfil que tem semelhança com o seu público. Faça uma parceria e acompanhe o sucesso da marca.
AÇÕES PAGAS
Há duas formas de criar e direcionar conteúdos pagos aos usuários do Instagram: Através do Gerenciador de Anúncios do Facebook – que controla o Instagram – ou então pelo botão Impulsionar. Podemos falar depois um pouco mais sobre as diferenças entre um e outro, mas o importante é que não há certo ou errado e sim, testar tudo o que puder.
As campanhas de tráfego do Facebook geralmente são realizadas por gestores que entendem da plataforma, tanto da parte técnica como saber utilizar objetivos de campanhas para atingir os resultados ideais.
Para isso é preciso ter um Gerenciador de Negócios, Conta de Anúncios, página de Facebook, conta no Instagram e alguns outros recursos com conexão entre eles. Mas isso é assunto para um outro artigo.
Dentro de uma conta de anúncios você pode escolher alguns objetivos que farão a diferença nas redes sociais e nos negócios. Veja alguns exemplos:
Envolvimento
Para gerar curtidas, comentários e compartilhamento das postagens. Faz com que as pessoas consumam a informação do seu post e interajam mais com ele.
Tráfego
Leva o usuário mais qualificado para um site sem que precise realizar uma ação. No objetivo de tráfego é obrigatório conter um link de destino final, pode ser o Instagram para as pessoas começarem a seguir seu perfil, para um site, para link de WhatsApp, para o link de um vídeo, entre outros.
Mensagens
Esse objetivo atrai os usuários que certamente entrariam em contato com sua marca no WhatsApp Business, Messenger ou Direct, respeitando o perfil de público que você quer destinar.
Conversão
Destina o usuário para um site com o objetivo de compra de produtos, preenchimento de cadastro e solicitação de proposta. Para esse objetivo, é muito importante que você tenha uma fonte de dados instalada: o Pixel.
Visualização de Vídeo
Permite que as pessoas consumam o conteúdo do seu vídeo e também gera público de interação para utilizar em outras campanhas.
Contudo, podemos perceber que as ações orgânicas que podemos utilizar, nos ajudam a melhorar nosso conteúdo e estar mais presente em determinadas buscas dentro de uma única rede social. E com as campanhas de tráfego pago, conseguimos um complemento que pode ser mostrado para maior número de pessoas que são público direto ou indireto do conteúdo que estamos expandindo. Isso pode gerar muito mais interesse no seu negócio e atingir os resultados esperados em menor tempo.
Conclusão:
Se você precisa de gestão para controlar seus anúncios pagos, fale agora com nossos especialistas e acerte nos resultados das suas campanhas.
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