O que é escalabilidade e porque ela é importante?
Como aplicar a escalabilidade num projeto?
Clientes sempre em crescimento
O que é escalabilidade e porque ela é importante?
Escalabilidade é um termo muito utilizado na atualidade, principalmente na área da tecnologia e negócios, mas pode – e deve – ser utilizado em qualquer desenvolvimento de projetos e empresas.
De maneira bastante simplificada, escalabilidade é a capacidade de um projeto se expandir e evoluir com o tempo sem perder sua qualidade e nem apresentar entraves nessa evolução, ou seja, quanto mais escalável um projeto ou empresa é, mais facilmente podemos adicionar novas demandas, características e recursos a ele.
Sua capacidade de expansão ainda requer um detalhe importante: expandir com qualidade. Isso significa que a ampliação de um negócio ou projeto deve ocorrer naturalmente, sem grandes dificuldades, nem a necessidade de gambiarras para implementar novos recursos; para negócios, ainda é preciso que tais mudanças não aumentem drasticamente os custos ou mudem os rumos da empresa.
Mas como isso funciona?
Dentro do mundo corporativo a escalabilidade é vista como a capacidade de atender mais clientes, vender mais e gerar mais dinheiro sem, necessariamente, trabalhar mais ou investir mais dinheiro. Isso é possível para alguns modelos de negócio que possam ensinar seus processos e rapidamente replicar sua atividade, bem como alcançar um número maior de consumidores com menor esforço.
Alguns negócios não são escaláveis por natureza, pois podem depender de uma capacidade ou recurso limitado ou de processos mais específicos. Isso não significa que não sejam rentáveis, contudo, nada te impede de implementar processos escaláveis dentro de um negócio não-escalável.
Nesse sentido, entramos na questão de projetos. Diferentemente dos negócios, os projetos escaláveis não estão unicamente vinculados ao lucro, mas sim à sua capacidade de receber novos recursos sem que todo o escopo do projeto mude.
Imagine o seguinte: um dono de uma padaria contrata um sistema para seu negócio. Por esse sistema ele consegue controlar quanto vende, entradas, saídas, estoque e muito mais. De repente ele decide começar a vender também itens de mercearia, como arroz, feijão, óleo, etc. Podemos então pensar se o sistema é escalável a ponto de atendê-lo nessa nova demanda: Os itens de mercearia têm caraterísticas diferentes dos itens de padaria, mas, se o sistema que ele contratou for escalável, poderá atendê-lo sem problema.
Contudo, se esse sistema foi criado especificamente para produtos de padaria, possivelmente não conseguiremos incluir neles produtos de mercearia e isso fará com que o padeiro tenha que trocar de sistema por outro mais robusto.
Esse é o ponto chave do desenvolvimento de um sistema, ou qualquer outro projeto: devemos considerar se esse projeto poderá atender a outras demandas parecidas sem que o projeto todo tenha que ser refeito ou precise de grandes ajustes.
Como aplicar a escalabilidade num projeto?
A escalabilidade inevitavelmente irá variar de acordo com as necessidades do projeto. Podemos considerar que alguns projetos não são escaláveis por serem extremamente específicos, contudo, ainda podemos pensar em funcionalidades escaláveis dentro de um projeto não escalável.
Tal capacidade é decidida desde a definição do escopo do projeto, no qual podemos identificar quais funcionalidades precisam ser mais específicas e quais podem ser mais genéricas – podendo atender a mais demandas diferentes. Caso o cliente precise de novos recursos no futuro as funções mais “genéricas” serão mais fáceis de serem modificadas ou ampliadas.
Imagine novamente o caso do padeiro. Caso você tenha desenvolvido o sistema que ele utiliza, qual seria a facilidade de ele inserir novos tipos de produto? Se você fez um sistema que só permite inserir produtos nas categorias “pães” ou “doces”, ele vai ter dificuldade em inserir produtos como “feijão”. Contudo, se você permite que ele crie suas próprias categorias (pensando que o negócio dele poderia se expandir), então você não precisará fazer nenhuma modificação, e ele poderá utilizar o sistema normalmente.
Esse é um recurso simples que foi pensado para garantir que o sistema fosse utilizado com quaisquer produtos e o tornou mais escalável. Portanto, para aplicar a escalabilidade em um projeto é preciso analisar como tornar as funcionalidades mais genéricas , sem perder a usabilidade, é claro.
Dentro do desenvolvimento de um projeto, tais análises requerem muita atenção e um olhar amplo sobre todos os recursos e funções a fim de identificar oportunidades escaláveis. Os desenvolvedores e o gerente de projetos são responsáveis por garantir um projeto mais flexível e adaptável sem a necessidade de grandes ajustes, tornando o projeto replicável e mais leve.
Clientes sempre em crescimento
Apesar da escalabilidade ser uma meta para diversas empresas e também uma excelente técnica no desenvolvimento de projetos, sua aplicação exige uma boa preparação e detalhamento feitos por profissionais experientes.
Na Postali todos os projetos são desenvolvidos a partir de um profundo planejamento de todas as funcionalidades, o que nos permite definir o melhor escopo e direcionamentos de cada aplicação. A escalabilidade é um dos fatores chave levados em consideração no momento desse planejamento a fim de garantir o melhor resultado final, entregando uma aplicação que possa atender o cliente em diversas demandas.
Além disso, nossas parcerias visam não só o desenvolvimento de um bom projeto, mas também trabalhamos para que nosso cliente possa crescer, conquistar mais consumidores e vender cada vez mais, por isso, a escalabilidade do sistema é pensada com muito detalhe para permitir que esse crescimento aconteça de maneira constante e não seja travado por sistemas ‘engessados’.
Uma das ferramentas principais que utilizamos é o nosso Framework que nos possibilita oferecer aplicações robustas e seguras sem perder a flexibilidade. Isso nos permite implementar novas funcionalidades para que o sistema cresça rapidamente junto com o negócio do cliente.
Atualmente atendemos diversos clientes que buscavam por soluções específicas, dadas as suas regras de negócio, mas que também estão em constante crescimento. Através do planejamento e do Framework unir as duas características se tornou possível, permitindo enxergar as possibilidades de crescimento do seu negócio e dando à sua empresa maior autonomia de crescimento com a garantia da estabilidade e segurança.
Quem saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas.