Está chegando o final do ano novamente e com ele a época em que o clima festivo, expectativas de presentes e celebrações criam uma alta demanda por produtos e serviços. Para os empreendedores, isso representa uma excelente oportunidade de aumentar as vendas e concluir o ano de forma positiva.
Neste artigo, iremos dar alguns caminhos onde você, empreendedor, pode se preparar para as datas sazonais e o aumento de vendas do agitado período de fim de ano.
- Maneiras de como se preparar para as vendas do final do ano
- Calendário das datas sazonais do fim de ano
Maneiras de como se preparar para as vendas do final do ano
De acordo uma pesquisa realizada pelo Google em 2022, 57% dos consumidores compraram de uma marca que nunca haviam comprado antes e 55% compraram de uma loja que nunca haviam comprado antes. Com isso em mente, é uma ótima oportunidade para sua empresa expandir sua base de clientes e aumentar as vendas durante o período do final do ano.
Para aproveitar ao máximo essa temporada de compras, aqui estão algumas maneiras valiosas de preparação:
- Esteja por dentro das tendências
Para se antecipar às necessidades dos seus consumidores, uma dica é utilizar a ferramenta Google Trends e descobrir os interesses de busca dos consumidores.
Com ela você terá uma visão das tendências de busca ao longo do tempo e em diferentes regiões. Isso pode te ajudar a entender o interesse do seu público-alvo em relação a produtos, serviços ou temas específicos durante esse período sazonal.
Experimente a ferramenta, clicando aqui.
- Saiba usar as palavras-chaves
Segundo uma pesquisa feita pelo Google, 68% dos consumidores disseram que precisam pesquisar para se sentirem mais confiantes sobre suas compras. A partir disso, entendemos a importância das palavras-chave, pois elas desempenham um papel fundamental em direcionar as informações corretas para os consumidores durante suas pesquisas. Quando os consumidores inserem palavras-chave relevantes em motores de busca, como o Google, estão buscando respostas específicas para suas necessidades e desejos.
Ao incorporar estrategicamente as palavras-chave certas em seus sites, descrições de produtos e conteúdos, você aumenta suas chances de ser encontrado pelos seus consumidores quando eles mais precisam.
Um exemplo de estratégia de palavra-chave durante uma época sazonal é o termo ‘Halloween’. Mesmo sendo em inglês, as buscas por ‘Halloween’ são bem maiores do que por ‘Dia das Bruxas’, como podemos ver na imagem abaixo:
Outro exemplo interessante para esta época do ano envolve as palavras ‘melhores’ e ‘baratos’. Apesar de muitas empresas pensarem que seus clientes buscam por produtos ou serviços mais econômicos, na verdade, o termo ‘melhores’ é o que está sendo mais procurado.
Interessante, não é mesmo? Essas comparações de palavras-chave foram feitas no Google Trends, como dissemos aqui, pois não basta apenas incluir palavras-chave aleatórias. A pesquisa de palavras-chave deve ser conduzida de forma cuidadosa e estratégica. É aí que entra a ferramenta do Google, pois ela permite que você descubra quais palavras-chave estão em alta demanda no momento e como tem evoluído ao longo do tempo.
Unindo essas duas estratégias, você estará pronto para ter vantagens mediante seus concorrentes e atender a algumas expectativas dos seus compradores.
- Não esqueça que o seu consumidor está em todo lugar
Se você está indeciso sobre onde investir mais: em suas estratégias offline ou online, temos uma sugestão para você: invista em ambos. Ter presença em ambos os canais durante a temporada de fim de ano fará toda a diferença.
Uma pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor, provedora líder mundial de informação de negócios global, apontou que 67% dos consumidores brasileiros não se importam com onde compram, seja online ou offline, desde que tenham o produto que desejam.
Ser omnichannel (estar em todos os canais) não só fará mais pessoas verem sua marca, mas também aumentará suas chances de alcançar e envolver seu público independentemente das preferências de consumo deles. Ao integrar estratégias offline e online, você combina formas de vender em lojas e na internet, o que faz com que sua marca fique mais forte.
Uma ótima maneira de juntar suas estratégias online e offline é se cadastrando no Google Meu Negócio. Isso ajuda a sua loja a aparecer nos resultados quando as pessoas procuram por coisas que você oferece. O Google meu negócio mostra detalhes importantes, como horário, endereço e opiniões, o que facilita para os clientes te encontrarem e saberem sobre o seu negócio. Ao fazer isso, você conecta o mundo virtual com o físico e facilita para que as pessoas te achem online e também presencialmente.
Caso queira registrar o seu negócio, clique aqui.
- Descontos são sempre bem-vindos
Em outra pesquisa feita pelo Google, foi revelado um considerável percentual de consumidores, ou seja, 44%, indicou que sua decisão de concluir uma compra é influenciada de maneira significativa pela presença de descontos atraentes. Esse dado destaca a importância dos descontos como uma estratégia eficaz para impulsionar suas vendas. Mas, apesar desse número, é importante tomar cuidado para garantir que essa estratégia não resulte em prejuízos financeiros para sua empresa.
Ao oferecer descontos, o ideal é encontrar um equilíbrio entre atrair clientes e ser realista com as metas financeiras do seu negócio.
Os descontos devem ser calculados com base em análises sólidas, levando em consideração os custos de produção, as despesas operacionais e a margem de lucro desejada. Além disso, as ofertas devem estar alinhadas com as metas financeiras de curto e longo prazo da empresa.
Por exemplo, se o objetivo é aumentar a base de clientes, os descontos podem ser direcionados para a aquisição de novos consumidores. Se a meta é impulsionar as vendas de produtos específicos, os descontos podem ser aplicados de forma estratégica para estimular o interesse por esses itens.
- Faça uma análise dos anos anteriores
Uma última dica é realizar uma análise dos dados de vendas dos anos anteriores. Essa avaliação permitirá a compreensão dos padrões sazonais e a identificação dos produtos ou serviços mais populares ao longo desse período.
Com base nessa análise, você conseguirá gerar previsões de demanda e ajustar o estoque de forma mais precisa, evitando tanto a escassez quanto o acúmulo de produtos não vendidos.
Comentário do nosso especialista sobre como preparamos os cronogramas personalizados dos nossos clientes
Como especialista da Postali, compartilho um pouco sobre a maneira como desenvolvemos os cronogramas de ações personalizadas para os nossos clientes.
Primeiro, seja no final do ano ou em qualquer outra época, estudamos cada um dos nossos clientes e seus segmentos. Em seguida, pesquisamos as tendências do seu mercado e avaliamos quais datas sazonais fazem sentido estarem em suas estratégias, conforme o seu segmento.
Além do estudo mencionado, a colaboração com as outras áreas de marketing também desempenha um papel fundamental na otimização das nossas estratégias. Isso nos ajuda a entender quais conteúdos estão gerando os melhores resultados e quais precisam ser ajustados. A análise regular dos dados obtidos nos auxilia a fazer ajustes e a refinar nossos cronogramas.
Gostou dessas sugestões? O próximo passo é definir quais as datas mais importantes para o seu negócio. Lembre-se de que você não deve apostar em uma data comemorativa apenas porque todo mundo está fazendo isso, e sim porque faz sentido para o seu negócio e o seu segmento.
Já estamos mais da metade do ano, então é importante começar a usar essas estratégias no seu plano de marketing. Isso vai te ajudar a se preparar para as vendas no final do ano. Então, não perca tempo e comece a usar essas táticas para ter um final de ano de sucesso e com bons lucros. Agora é a hora certa para agir!
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