Você sabia que, de acordo com alguns estudos realizados pela Universidade de Glasgow da Grã-Bretanha, a estimativa do tempo para uma pessoa formar uma primeira impressão de algo é de apenas 7 segundos?
Refletindo sobre o dado acima, você já pensou que, para chamar atenção do seu público, sua marca precisa causar uma boa primeira impressão em alguém em poucos segundos? Para essa finalidade, sua marca precisa estar forte desde o princípio, com um conjunto de estratégias bem definidas para fortalecer sua percepção no consciente e inconsciente dos seus consumidores.
Esse conjunto de estratégias é chamado de Branding e nesse artigo iremos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre esse termo e por que ele é tão importante para uma marca.
O que é Branding?
“Branding” é um termo proveniente do inglês, sendo a junção da palavra “brand”, que significa marca, com a terminologia “ing”, que conota algo em ação.
Apesar de muitas pessoas confundirem, o Branding não é apenas a paleta de cores ou a identidade visual da marca, ele é o conjunto de estratégias que dão gestão para ela, é através dele que a personalidade e a imagem da empresa ganham vida e são consolidadas na mente dos consumidores.
Dessa forma, o Branding é o alinhamento entre o posicionamento, propósito e valores da marca. Sua função é despertar sensações, transmitir sentimentos, criar laços e fazer com que os consumidores se identifiquem com seu posicionamento.
Uma marca com um Branding bem construído vai muito além de apenas vender seus produtos ou serviços, ela conquista a mente e o coração do público e transforma seus consumidores em defensores da empresa.
Qual a importância do Branding?
Hoje em dia, devido à evolução dos consumidores, as pessoas sentem necessidade de adquirir produtos e serviços com marcas que elas se identificam e que se conectam com elas a partir de um propósito comum. Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Ana Couto, quando um consumidor se conecta verdadeiramente com uma marca, ele se torna disposto a pagar mais por um produto, visto que enxerga um valor real agregado ao produto ou serviço adquirido.
Analisando essa pesquisa, entendemos que essa relação mais próxima entre ambas as partes, construída através do Branding, gera um diferencial competitivo para uma marca, já que o consumidor irá se identificar com sua empresa e preferir consumir seu produto ou serviço, independente do seu valor. Portanto, acredite, o Branding de uma marca vai muito além do que pensamos, ele assume um papel fundamental na tomada de decisão de uma compra.
Mas afinal, como criar um Branding bem trabalhado? Para essa finalidade é necessária uma pesquisa de identidade visual, manual da marca, tom e voz, posicionamento, valores, canais para se relacionar com o público e produção de conteúdo. Um conjunto de estratégias que além de demandar muita pesquisa, requer estudo e planejamento.
Desse modo, buscar a ajuda de profissional poderá te ajudar na criação de um Branding bem estruturado e no entendimento de quais processos poderão lhe proporcionar mais assertividade na gestão da marca.
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