Desde maio de 2021, as novas políticas do iOS14 estão causando grande movimentação no marketing digital, principalmente para as empresas que atuam diretamente com vendas e captação de leads. Mas afinal, o que aconteceu?
A origem dos dados e o Pixel do Facebook
O Pixel do Facebook é uma fonte de captação de dados que precisa ser instalado no site, trata-se de códigos que tem como função informar ao Facebook o que os usuários estão fazendo dentro do site, em outras palavras, o Pixel é um informante. Através dele é possível:
1. Medir os resultados das campanhas que levam as pessoas para o site;
2. Criar públicos, segmentações, audiências e acompanhar o fluxo dentro do site.
O fluxo funciona da seguinte maneira: ao clicar em um anúncio do Facebook, o usuário é direcionado a um site que contém um pixel instalado e todas as ações realizadas dentro do site serão registradas e armazenadas no Pixel do Facebook.
O que mudou no iOS14?
A Apple entrou com uma ação que define que seus usuários podem optar por enviar ou não suas informações de navegação em sites que possuem Pixel instalados. Mas como a Apple pode interferir nos dados do Facebook?
A resposta está no fluxo, quando os usuários acessam um site após serem impactados por um anúncio nos produtos do Facebook, uma mensagem enviada ao navegador (cookies) retomava ao Facebook em forma de dados, a Apple interrompeu essa conexão com o sistema iOS. Ou seja, agora os usuários dos produtos da Apple podem escolher se suas informações serão enviadas ou não para o Facebook.
E agora? Como reverter essa situação?
O Facebook criou uma solução, trata-se da API de Conversões, nada mais é do que o envio de informações de todos os usuários através de um servidor, sem precisar depender do navegador. Em alguns servidores (plataformas) como WordPress, Shopify e outros, há uma área específica, criada especialmente para instalar o pixel do Facebook e continuar com os sucessos das campanhas de conversão.
Tenha isso em mente: A API de Conversões não resolve todos os problemas relacionados ao iOS14, mas é melhor que as novas instalações estejam funcionando dessa forma, com mais segurança no fornecimento de dados.
As mudanças continuam…
Com a chegada do iOS15, novos padrões de segurança foram estabelecidos, para que os usuários de iPhone se sintam seguros ao navegar na internet. Podemos considerar que esses padrões não envolvem somente envio de dados para o Facebook – interrompendo procedimentos de campanhas – mas também o uso de câmeras, localizações, por exemplo. As atualizações do Facebook e API de conversões podem resolver sobre os dados necessários para alimentar o Pixel, sem que as aplicações de segurança da Apple sejam interrompidas e continuando a ação para conseguir dados suficientes para que os anúncios online tenham efeito no tráfego pago.
Precisa da ajuda de especialistas para instalar e configurar a API de Conversões no seu site? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.