O Metaverso é a representação de um mundo aberto, compartilhado e tridimensional. De acordo com Luli Radfahrer — professor do curso de publicidade e propaganda da USP, seu termo surgiu em 1980, mas somente agora que ele está sendo moldado.
Diversas empresas estão atentas e se preparando para que a junção entre a realidade e o mundo virtual façam parte do dia-a-dia, em um futuro próximo. Visto que, de acordo com uma pesquisa feita pela multinacional de tecnologia Lenovo, 44% dos seus funcionários estariam interessados em trabalhar no Metaverso, pois acreditam que ele pode oferecer benefícios, como mais produtividade para o local de trabalho.
A tendência é que esse mundo virtual se desenvolva por uma década ou mais, se expandindo e tornando-se mais realista, para conquistar um público grande e abrir uma nova fronteira de mercado. Por essa razão, hoje iremos te apresentar o Metaverso e o seu impacto no futuro do marketing digital.
Aqui abordaremos os seguintes tópicos:
- O que é o Metaverso e como ele surgiu?
- A construção do Metaverso;
- Influência da pandemia no Metaverso;
- Metaverso nos videogames;
- Marketing digital no Metaverso.
O que é o Metaverso e como surgiu esse conceito?
De acordo com uma pesquisa da USP, o termo ‘Metaverso’ surgiu através do livro, de estilo ‘cyberpunk’, Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. Onde é citado como “… um universo gerado informaticamente que o computador desenha sobre os seus óculos e bombeia para dentro de seus fones de ouvido. Na gíria, este lugar imaginário é conhecido como o metaverso.”.
Um conceito, que ainda está sendo desenvolvido, onde pessoas em diferentes espaços físicos terão uma experiência de imersão em uma realidade paralela. Lá será possível, criar e explorar um conjunto de espaços virtuais, através de avatares para interagirem uns com os outros.
Recentemente, até mesmo a controladora do Facebook anunciou uma mudança em seu nome, que passará a se chamar Meta, em referência ao conceito do universo virtual. E Mark Zuckerberg, dono do Facebook, apresentou o Metaverso como o próximo passo na jornada de conexões sociais.
A construção do Metaverso;
Além da mudança de nome da empresa, o dono do Facebook está investindo em torno de $50 milhões de dólares para construção desse novo mundo e de novas tecnologias que ajudarão as pessoas a se conectarem no Metaverso.
Como os óculos inteligentes ou de realidade virtual, conhecidos como VR. Um acessório que permite às pessoas visualizarem itens digitais “por cima” do mundo real e “acessar” o Metaverso a qualquer momento.
De acordo com uma declaração de Mark Zuckerberg, o Metaverso é um projeto coletivo, indo além de uma única empresa e ele será desenvolvido por pessoas de todo o mundo e aberto a todos.
Após esse comunicado, ele anunciou dez parcerias com organizações de vários países para definir padrões de segurança para o universo digital, entre elas há quatro do Brasil.
Influência da pandemia no Metaverso;
Visto que, as pessoas precisaram se isolar e evitar aglomerações durante a pandemia, o desejo de interação aumentou drasticamente, e esse foi um dos fatores que fizeram com que as empresas olhassem para o Metaverso com ainda mais atenção. Além do aumento na demanda por tecnologia, já que eventos, aulas, reuniões e até mesmo festas, começaram a ser realizadas de maneira remota através de videochamadas.
“A realidade virtual cresceu muito no período da pandemia.de pandemia. Trabalhávamos em eventos físicos, mas a verba do evento físico passou para os eventos virtuais”, diz Ohmar Tacla, CEO e fundador da VRGlass.
Metaverso nos videogames;
A partir dessa demanda, diversos aspectos do Metaverso surgiram em jogos, por meio de elementos da nossa realidade introduzidos na realidade virtual.
Empresas grandes de jogos, como a Epic Games, já realizou até mesmo shows de cantores através do jogo Fortnite.
Uma atração musical única, onde a estrela Travis Scott se apresentou através de uma live, por meio de um avatar do jogo, para mais de 12 milhões de jogadores em partida durante o show e outros 2 milhões acompanhando por canais de stream.
Impacto do Metaverso no futuro do marketing digital;
A ideia de introduzir o Metaverso em várias áreas do nosso cotidiano está se expandindo cada vez, e embora ainda seja muito novo, sabemos que tudo será possível nessa realidade virtual, inclusive a proximidade e interação entre marcas e usuários.
Sua marca poderá ser conhecida por pessoas de qualquer lugar do mundo e ganhar visibilidade quase que instantaneamente. Dado que o público cada vez mais se mostra interessado nesse cenário digital.
Portanto, fique de olho nas novidades do Metaverso e em como ele poderá impactar sua empresa em um futuro próximo.