A GPT-3 (Generative Pre-Training Transformer 3) é a terceira geração de um modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OPenAI, uma empresa de pesquisa e implementação de IA fundada em 2015 por Elon Musk. A GPT-3 usa machine learning (aprendizado de máquina) onde o sistema aprende com os dados que lhe foi inserido, podendo assim responder perguntas, escrever texto sobre os mais variados assuntos, entre outras coisas. A ferramenta conta com 175 bilhões de parâmetros e ela vem para substituir a GPT-2 que tinha 1,5 bilhão de parâmetros e foi lançada em 2019.
Como a GPT-3 funciona?
Como todas inteligências artificiais a GPT-3 precisou passar por um processo de aprendizado para poder saber como proceder em determinadas situações, e após um tempo a própria inteligência artificial já consegue fazer algumas tarefas e criar resultados. Ela analisa a sequência de palavras contidas no texto, e com base nas informações processadas anteriormente gera uma saída totalmente original que pode ser em forma de texto, imagens e até mesmo código fonte. A API OpenAI pode ser aplicada a quase todas as tarefas que envolvem a compreensão ou geração de linguagem natural ou código. É oferecido uma série de modelos com diferentes níveis de potência adequados para diferentes tarefas, e você pode ajustar seus próprios modelos personalizados.
Alguns exemplos do que a GPT-3 pode fazer
1- Sharif Shameem conseguiu criar um aplicativo “funcional” com React apenas descrevendo para o GPT-3 o que queria.
2-Jordan Singer criou um plug-ig GPT-3 Figma (plataforma de web design) para gerar designs baseados em descrições de textos.
O que fazer para ter acesso ao modelo?
Para ter acesso a API da OpenAI é necessário ter uma chave de acesso, pois ela ainda não está disponível a todo o público, para ter acesso é necessário se inscrever em uma lista de espera que pode levar alguns meses.
Você pode se inscrever no link abaixo:
Gostaria de fazer parte dessa cominidade