A HubSpot, juntamente com três parceiros de renome – Litmus, Rock Content e Wistia – uniu esforços para criar o State of Marketing Report 2023. Este relatório é o resultado de uma ampla pesquisa que abrangeu mais de 1.200 profissionais de marketing em todo o mundo, oferecendo uma análise de mais de 70 estatísticas e tendências.
Neste artigo, exploraremos os insights mais relevantes e previsões de SEO para o próximo ano, obtidos a partir deste relatório. Aqui você encontrará:
Tendência 1 – SEO está entre as principais estratégias de marketing com maior ROI
- De acordo com a pesquisa, o SEO está entre as 4 principais estratégias de marketing com o maior ROI:
1- 10% dos entrevistados elegeram os conteúdos de vídeo curto (TikTok, Reels, Youtube Shorts, etc.) como a fonte com melhor retorno sobre o investimento;
2 – 7% escolheram o marketing de influencer;
3- 6% votaram nas DMs de mídia social (mensagens diretas);
4- 6% optaram pelo SEO (otimização de mecanismo de pesquisa, otimização de pesquisa visual).
Tendência 2 – Apenas 20% dos profissionais de marketing aplicam SEO
- Através do relatório, também captamos que apenas 20% dos profissionais de marketing usavam estratégias de SEO para atrair e converter leads.
Mas, vale ressaltar que, os resultados dos trabalhos de SEO começam a surgir a médio e longo prazo, então muitas equipes de marketing que buscam ganhos mais rápidos às vezes ignoram o quão poderoso ele pode ser.
Após a pandemia, as empresas estão cada vez mais determinadas a deixar sua presença digital ativa, porém, ainda passa despercebido, uma estratégia eficaz a médio e longo prazo: o SEO. Esta estratégia deve estar em primeiro lugar para fortalecer a presença digital, pois é a maneira mais viável e econômica de entender e encontrar clientes qualificados.
A estratégia de SEO é comprovadamente um sucesso. Aqui em nossa agência já conseguimos gerar mais de 1 milhão de acessos de pessoas interessadas em seu negócio. Portanto, é visível o motivo pelo qual a estratégia orgânica de SEO fica entre as quatro principais tendências de marketing com o maior retorno sobre o investimento (ROI).
- Isso também esclarece por que o relatório aponta que os profissionais de marketing planejam investir mais dinheiro em SEO. Segundo a pesquisa, o SEO ocupa o 3º lugar de estratégias que as empresas irão investir, ficando atrás apenas das estratégias de vídeos curtos e marketing de influenciadores.
Tendência 3 – Conscientização da marca: as marcas precisam aumentar sua visibilidade no digital nos próximos anos
Conscientização de marca: Finalmente, as marcas forçadas a cortar o investimento em marketing, devido ao mercado atual, devem se concentrar na visibilidade da marca nos próximos anos, maximizando o marketing de conteúdo e as táticas de SEO, e devem dar prioridade às relações com clientes e potenciais clientes através de blogs e das redes sociais.
- Resultando neste dado: 88% das empresas que já fazem trabalhos de SEO pretendem aumentar ou manter o investimento este ano.
Para finalizar, segundo o relatório, devido ao aumento da inserção de tecnologias que envolvem inteligências artificiais em sites, os profissionais de marketing deverão estudar e desenvolver novas experiências interativas nas páginas web, seja através de uma abordagem única, uma experiência interativa ou gráficos personalizados, para competirem com as IAs e manterem a relevância para seu público:
- “Como SEO, estou pensando em como tornar o conteúdo do nosso site melhor do que o que a IA pode oferecer aos nossos leitores. Por que alguém deveria acessar o HubSpot.com e ler uma postagem de blog ou usar uma ferramenta gratuita em vez de conversar com um chatbot?
Minha previsão é que, para manter a relevância para seu público, os SEOs e os profissionais de marketing precisarão encontrar novos pontos de diferenciação para seu site – seja uma abordagem única, uma experiência interativa, gráficos personalizados ou todas as opções acima. Para competir com a IA, os profissionais de marketing criarão experiências interativas.”
AJA FROST – Diretora de Crescimento da HubSpot
Esses são alguns dos dados de SEO que captamos no relatório. Caso queira saber mais sobre o assunto ou analisar dados de outras áreas de marketing, baixe o 2023 State of Marketing Report, clicando aqui.
Agora, a partir dessas tendências, a seguir vamos mostrar alguns meios de como explorar essas tendências de SEO.
Como explorar as tendências de SEO
Ao analisarmos a pesquisa ‘Qual estratégia de marketing oferece o melhor retorno sobre o investimento (ROI)?’, o relatório revela que a maioria dos entrevistados apontou os vídeos curtos, sejam eles do TikTok, Reels ou Youtube Shorts, como a principal fonte de retorno sobre o investimento. Portanto, é evidente que a tendência para o próximo ano será o crescimento contínuo desse formato. Nesse contexto, é altamente recomendável combinar esses tipos de conteúdo com estratégias de SEO, visando a potencialização dos seus resultados.
As plataformas de vídeos curtos, como YouTube e TikTok, emergiram como fontes significativas de informação e também como poderosos motores de busca para a Geração Z. De acordo com dados do Google, quase 40% dos membros da Geração Z preferem realizar pesquisas no TikTok e no Instagram em vez de recorrer ao Google e Google Maps. Essas plataformas se tornaram destinos preferenciais para as pessoas nascidas entre 1990 e 2010 em busca de respostas às suas perguntas. Consequentemente, os algoritmos dessas plataformas estão se especializando em entregar o conteúdo que os usuários procuram.
Dito isto, por que não tirar o máximo proveito desses canais para melhorar ainda mais seu desempenho e ranqueamento? No artigo intitulado ‘TikTok: Como seguir tendências e se destacar na plataforma’, oferecemos valiosas dicas de SEO para plataformas de vídeos curtos, como o TikTok. Você pode acessar o conteúdo para descobrir essas dicas e receber sugestões de como identificar as hashtags em alta, aproveitar as músicas mais populares e acompanhar as tendências atuais na plataforma.
Lembre-se que 88% dos profissionais de marketing que já utilizam o SEO como estratégia de marketing digital pretendem manter ou aumentar seus investimentos. Isso significa que a competição pela posição mais alta nos mecanismos de busca pode se intensificar ainda mais.
Dica do especialista Postali
Na pesquisa, apenas 20% dos profissionais de marketing aplicam as estratégias de SEO, isto representa que poucos estão preocupados em mostrar, de forma natural e ao público certo, o potencial das marcas que trabalham, pois, quando trabalhadas da maneira correta, as estratégias de tráfego orgânico tendem a trazer resultados que vão durar por muitos anos sem que o cliente precise pagar para receber acessos qualificados em seu ambiente digital.
Seguindo esse pensamento, uma dica é: “Invista tempo e dinheiro em SEO hoje para não perder clientes e dinheiro para a concorrência amanhã”.
Aproveite estas dicas valiosas e não perca tempo, comece a explorar essas melhorias e incorpore-as prontamente às estratégias do seu negócio. Caso precise de uma equipe que te guie nessa jornada em busca de melhores resultados, entre em contato conosco. Temos um time de especialistas em SEO pronto para gerar mais resultados para o seu negócio!
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