Site de alta performance é a junção de fatores que, somados, colaboram para a boa experiência do usuário, estrutura de qualidade para aplicação de estratégias orgânicas e pagas, despreocupação para escalabilidade de novas funcionalidades, ajustes e personalização.
O investimento em um site de alta performance não depende só de sua base técnica de programação e design, mas também da inteligência digital de todos que participam da construção dele, para que juntos possam definir cada detalhe de acordo com a particularidade da empresa e clareza na exibição das informações que seus potenciais clientes procuram.
Sumário:
- Cada segundo de atraso no carregamento de um site pode reduzir até 7% nas vendas
- A desaceleração no carregamento de um site pode resultar em perda de vendas.
- O que é um site de alta performance?
- As limitações de um site de baixa performance
- Vantagens que a criação de um site de alta performance oferece
- Boa experiência do usuário no uso de um serviço de hospedagem de qualidade
- Estabilidade e menor tempo de carregamento
- Estrutura que oferece segurança às informações do usuário
- Maior potencial para se trabalhar as estratégias e garantir um bom ranqueamento orgânico
- Gera leads qualificados
- Relevância e credibilidade
- Conclusão
Cada segundo de atraso no carregamento de um site pode reduzir até 7% nas vendas
Como diria Benjamin Franklin, “tempo é dinheiro”, e no mundo digital, isso é particularmente verdadeiro, já que um site de baixo desempenho pode proporcionar uma experiência negativa aos usuários, reduzir o tempo de permanência e, consequentemente, afetar suas vendas.
De acordo com um estudo realizado pela Akamai, empresa de consultoria de experiência do usuário, a cada segundo de atraso no carregamento de um site pode resultar em uma redução significativa, de até 7%, nas vendas de uma marca. Visto que, seja em ambiente físico ou virtual, ninguém gosta de ficar esperando para conseguir realizar suas compras.
A desaceleração no carregamento de um site pode resultar em perda de vendas.
Após um cálculo, até mesmo grandes empresas como a Amazon, já constatou que uma desaceleração de carregamento de página, de apenas um segundo, poderia custar US$ 1,6 bilhão em vendas a cada ano. Assim como a Google analisou que, diminuindo seus resultados de pesquisa, em apenas quatro décimos de segundo, eles poderiam perder 8 milhões de pesquisas por dia.
Com esses dados já conseguimos concluir que investir em um site de alta performance é fundamental para potencializar o sucesso da presença digital, mas para você entender mais sobre esse assunto e conhecer seus benefícios, neste artigo, além de explicar o que é um site de alta performance, também listamos vantagens que ele poderá proporcionar para os seus negócios.
O que é um site de alta performance?
Um site de alta performance é cuidadosamente planejado, projetado e programado para oferecer a melhor experiência possível aos usuários. Ele combina diversos aspectos, como:
- Velocidade;
- Confiabilidade;
- Usabilidade;
- Qualidade de conteúdo.
As limitações de um site de baixa performance
Os benefícios que um site que performa bem traz nós já sabemos, mas e um site de baixa performance, quais são suas limitações?
Uma plataforma que oferece design e estrutura de programação pronta limita o desenvolvimento de estratégias personalizadas. Visto que, em sua maioria, não temos flexibilidade para aplicar qualquer otimização que desejamos – isso baseado na experiência de profissionais da nossa empresa que já trabalharam com mais de 5 tipos de plataformas -, o que compromete a qualidade do serviço executado. Por outro lado, um site de alta performance criado a partir de um framework (ferramenta de desenvolvimento de sites que traz um conjunto de recursos já preparados, testados e flexíveis que nos permite criar qualquer projeto com mais rapidez e segurança) oferece mais escalabilidade ao projeto e maiores possibilidades de otimização nas estratégias.
Agora que você conhece as limitações de um site de baixa performance, vamos dar uma olhada nas principais vantagens de ter um site de alta performance.
Vantagens que a criação de um site de alta performance oferece:
1- Boa experiência do usuário no uso de um serviço de hospedagem de qualidade
Em primeiro lugar, um serviço de hospedagem confiável é fundamental, pois colabora para que o site esteja disponível e funcionando, sem interrupções, falhas frequentes ou fora do ar, o que impacta negativamente a experiência do usuário.
2- Estabilidade e menor tempo de carregamento
Um servidor dedicado também é um aspecto vital que contribui para uma alta performance. Com seu poder de processamento, ele é capaz de manter qualquer tipo de projeto pequeno, médio ou de grande porte ativo no mundo digital. Além disso, seus backups automáticos em tempo real possibilitam a restauração de um site em poucos minutos. Por ser exclusivo, garante estabilidade, menor tempo de carregamento e atende às necessidades específicas do cliente.
3- Estrutura que oferece segurança às informações do usuário
Um site de alta performance também tem uma estrutura que respeita o LGPD, uma política de privacidade transparente e oferece recursos de segurança, como certificados SSL, que protegem os dados do usuário durante a navegação.
Tudo isso gera uma boa experiência de navegação e colabora para que os visitantes mantenham a confiança na empresa.
4- Maior potencial para se trabalhar as estratégias e garantir um bom ranqueamento orgânico
Os algoritmos do Google consideram diversos fatores para classificar um site como relevante e útil para os usuários e ter um site que não atende a aspectos como velocidade, informações originais, carregamento rápido, além de prejudicar o visitante, pode afetar seu ranqueamento orgânico.
E depois, uma empresa que busca ter uma boa performance orgânica em seu site precisa aplicar otimizações para alcançá-la e quando se tem uma plataforma que limita as alterações, acaba também prejudicando os resultados.
5- Gera leads qualificados:
Ao ser encontrado e oferecer o que o visitante procura sem obstáculos, o site de alta performance colabora na atração de um tráfego mais qualificado e pode vir a gerar leads de qualidade.
Isso ocorre durante seu desenvolvimento, pois, é feita uma análise completa a fim de entender o público-alvo e suas necessidades. A partir dessa pesquisa, é possível desenvolver um site pensando no potencial cliente da empresa, sendo claro na comunicação verbal e visual.
6- Relevância e credibilidade:
Um site que utiliza as melhores estratégias e estrutura tecnológica, tem potencial para se tornar referência e gerar mais credibilidade para a sua marca.
Com tantas empresas presentes na internet, investir na criação de site de alta performance é um diferencial competitivo de grande valor, que faz toda diferença.
- Conclusão
Com essas vantagens, você já deve estar convencido da importância de ter um site de alta performance para o seu negócio, certo? Se a sua empresa ainda não investiu nessa estratégia, está perdendo oportunidades valiosas. E como prova disso, um de nossos clientes que investiu em um site de alta performance, aumentou em 36% suas vendas.
E se você também deseja ter melhores resultados com sua presença digital ao investir em um site de alta performance, fale com nosso especialista.