Tem encontrado dificuldade em convencer o seu público a comprar o seu produto ou serviço na internet? Isso pode ter uma razão: a escrita (copy) que não se comunica com o público certo e não chama atenção.
Pode pensar que não, mas ao olhar o seu conteúdo visual e escrito, o seu público já o assemelha ao produto final, e isso o instiga a continuar a jornada pelo funil de compras ou até mesmo o abandonar.
Nesse artigo, explicaremos o que é copy, copywriting e daremos 4 dicas importantes para você utilizar em seus textos, de maneira que ele convença seu público e converta em vendas, likes e gere reconhecimento da sua marca.
Sumário:
Mas afinal, o que é copy a copywriting?
Copywriting e marketing de conteúdo são a mesma coisa?
4 Dicas para criar uma copy que vende.
1- Conheça a persona do seu produto/marca.
3- Utilize os gatilhos mentais
Mas afinal, o que é copy a copywriting ?
O copywriting é um termo muito utilizado no marketing e na publicidade, e nada mais é que textos com técnicas altamente persuasivas, com poder de convencer uma pessoa a realizar uma determinada ação, como baixar um material, acessar seu site ou realizar uma compra.
Essa técnica é utilizada em: anúncios, slogans, landing pages e conteúdos de uma marca em geral. Também pode-se referir aos títulos de notícias, artes ou a qualquer maneira de contar algo de forma interessante e atrativa, sempre com a mesma finalidade, vender.
O copy é o nome dado ao texto, então quando produzimos um texto com as técnicas de copywriting estamos escrevendo uma copy. É uma técnica antiga, apesar de estar sendo muito em alta no momento
Desse modo, copywriting não é sobre escrever e sim escrever de maneira certa para a pessoa certa.
O que é Copywriter?
O copywriter é o nome dado ao profissional que atua na produção dos textos focados na conversão (as copys), eles guiam o leitor a executar uma ação específica, utilizando uma escrita persuasiva e com técnicas.
Você já leu um conteúdo só porque o título chamou sua atenção ou clicou em algum link apenas porque a chamada despertou o seu interesse? Essa é a função do copywriter.O termo “copywriter” é uma junção de copy (“escrita autoral” em inglês arcaico) e writer (escritor em inglês).
Copywriting e marketing de conteúdo são a mesma coisa?
Não se engane, apesar de se parecerem, copywriting e marketing de conteúdo não são a mesma coisa.
Como vimos acima, uma copy com técnicas de copywriting tem como objetivo gerar vendas, já o marketing de conteúdo tem a função de informar, entreter, educar e encantar.
O copywriter guia o usuário pelo caminho desejado, enquanto o marketing de conteúdo estreita a relação da marca com seu consumidor.
Os dois são utilizados como aliados, mas lembrem-se, não são a mesma coisa.
4 Dicas para criar uma copy que vende.
Criar textos que convertem não é nada fácil. Por isso, selecionamos 4 das principais técnicas de copywriting para facilitar a sua jornada e transformar suas copys em ferramenta de conversão.
1- Conheça a persona do seu produto/marca.
Essa etapa de reconhecimento da persona é uma parte importante para qualquer estratégia de marketing digital de sucesso. Pois a persona representa o consumidor ideal para o seu produto/ serviço.
Quando identificamos a persona, a comunicação fica mais fácil e isso permite que criemos conteúdos diretamente para ela. Detalhar a persona e seus hábitos, é uma excelente estratégia para essa comunicação direta.
2- Seja claro e objetivo
Após identificar a persona ideal para o seu produto ou serviço, seja o mais claro possível na comunicação com ela.
Textos complexos de difícil entendimento, com palavras difíceis, podem fazer com que a mensagem não seja clara para o receptor.
Seja simples e objetivo em suas palavras, mas tome cuidado para que o simples não se torne simplório, pois tornar um texto acessível não é o mesmo que empobrecê-lo.
Para ser considerado bom, o copy precisa ter os 3 C’s -Claro, conciso e convincente.
3- Utilize os gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são motivadores psicológicos, atividades cognitivas e padrões de comportamentos que levam as pessoas a certas ações. É um facilitador para o cérebro na tomada de decisões.
Na copy eles são utilizados para incentivar a persona a realizar uma ação proposta. A essência do gatilho é despertar alguma emoção por meio de frases, comandos ou direcionamentos.
Daremos alguns exemplos de gatilhos mentais, e detalharemos para vocês cada um deles em um próximo artigo.
Gatilhos mentais:
- Urgência – “Corra, hoje é o último dia”
- Reciprocidade –“Preencha o cadastro e assista 30 dias grátis”
- Prova social – “Os melhores profissionais da área realizaram este curso”
- Afeição ou afinidade – “Eu sei que você não tem tempo para viajar, mas…”
- Autoridade – “Conheça o método que a Gabriela Pugliesi usa para malhar em casa”
- Compromisso e coerência – “Teste e, se não gostar, receba o reembolso em 3 dias”
- Escassez – “Eu só tenho mais 4 vagas para essa aula”
- Estatística – “Pesquisa da Postali aponta que 98% das pessoas…”
- Exclusividade – “Um convite especial para meus seguidores no Instagram”
4- A chamada final – CTA
No marketing, call to action (CTA) que, em português, quer dizer chamada para ação, é um texto que convida e estimula o leitor a fazer algo. Pode ser, por exemplo: inscreva-se, assine, experimente grátis, ligue agora, participe…
Escolher o tipo certo de CTA em sua copy faz toda a diferença. Ele conduz o leitor a uma ação final, comprar o seu produto/ serviço.
Conclusão
Neste artigo você aprendeu o que é copy, descobriu a diferença entre o marketing de conteúdo e o copywriting, e como essas estratégias são complementares.
Por fim, teve acesso a uma série de dicas valiosas sobre gatilhos mentais e CTAs que realmente convertem e podem levar a sua campanha ao sucesso.
Se ainda assim se sentir despreparado para aplicar essas estratégias em suas redes sociais, site, blog, youtube e outros conteúdos digitais, tenho uma dica final que acabará com seu problema.
Te apresento a Postali Agência de Marketing Digital. Uma agência com expertise em marketing e com profissionais preparados para traçar e executar estratégias de sucesso para sua empresa que converterá em vendas.
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Acredito que o home Office é uma boa realidade, pois é bom para todas as partes envolvidas. Certamente, essa nova visão de trabalho será 100% home em alguns casos e menos de 100% home em outros casos, onde o profissional terá que usar da presença física e da fala. Mas, com certeza o home Office chegou para ficar e ser ampliado e consolidado, principalmente porque está pacificado na lei trabalhista do brasil, o que traz ainda mais segurança e legitimidade ao home Office.