Estar por dentro das tendências de marketing digital é essencial para o sucesso de
qualquer empresa ou profissional que deseja se destacar no ambiente digital.
Por ser uma área em constante evolução, estar atualizado te ajuda a explorar novos
métodos e se conectar com seus clientes, além de direcionar seus recursos para
estratégias e canais mais propensos a trazer resultados, o que pode evitar gastos
em técnicas ultrapassadas e ineficientes.
Neste artigo, mostraremos estratégias, insights e tendências de marketing digital
para o próximo ano. Nosso objetivo é entregar a você, empreendedor ou profissional
de marketing, informações que podem te ajudar a tornar o seu negócio mais
relevante no competitivo mercado de 2024.
Aqui você entenderá mais sobre:
Os canais de marketing com o maior ROI em 2023
A plataforma digital que mais se destacou em 2023
5 tendências de marketing digital para 2024
Os canais de marketing com o maior ROI em 2023
A Smart Insights, em conjunto com os organizadores dos eventos Technology for
Marketing (TFM) e E-commerce Expo, entrevistou mais de 400 profissionais,
solicitando que eles avaliassem os diversos canais de marketing com base em seu
Retorno sobre o Investimento (ROI) e os categorizassem em quatro grupos: aqueles
com ROI mais baixo, médio e mais alto, ou não classificar, caso não utilizasse o
canal, para, a partir dessa classificação, analisar qual canal alcançou o maior ROI
em 2023
Fonte:https://www.smartinsights.com/digital-marketing-strategy/digital-strategy-development/digital-m
arketing-trends-2024
Para otimizar sua estratégia de marketing em 2024, é essencial considerar os
canais que demonstraram o maior Retorno sobre Investimento (ROI) em 2023.
Nesse contexto, o SEO, o marketing de conteúdo e o Google Ads se destacam
como técnicas altamente eficazes. Portanto, para o próximo ano, é recomendável
que você concentre seus esforços nessas estratégias, pois investir em SEO pode
destacar sua empresa quando alguém buscar pelo seu produto ou serviço em algum
mecanismo de busca, como o Google, por exemplo. Outro ponto é que, investindo
em Google Ads, você tem grandes chances de estar visível onde seus potenciais
clientes estão buscando, navegando ou assistindo. Por fim, ao trabalhar com
marketing de conteúdo, você estará colaborando com seu futuro cliente, fornecendo
informações valiosas sobre seu produto ou serviço, o que o deixará mais seguro
para fazer a compra no momento certo.
A plataforma digital que mais se destacou em 2023
Para determinar qual plataforma digital foi a mais eficaz para as marcas em 2023, a
Social Media Examiner conduziu uma pesquisa envolvendo 10.405 profissionais de
marketing de 136 países.
Nesse estudo, foram analisados dados, incluindo as plataformas de mídia social
utilizadas pelas marcas, seus objetivos de marketing e o que elas alcançaram.
Fonte:https://www.smartinsights.com/digital-marketing-strategy/digital-strategy-development/digital-m
arketing-trends-2024/
Como resultado da pesquisa, foi revelado que o Instagram se destacou como a
plataforma que mais contribuiu para o alcance dos objetivos de negócios das
marcas, tais como aumento do reconhecimento, geração de leads e vendas.
Falando em geração de leads, conheça o nosso e-book completo sobre o poder dos leads
Com base na informação apresentada, um insight valioso para o ano de 2024 é que
é essencial investir nessa plataforma, mas com uma ressalva importante: lembrar
que o sucesso de uma marca em uma rede social vai muito além de “só
postar”. Para conquistar resultados expressivos, é fundamental ter:
● Comunicação atrativa tanto visual quanto textual;
● Compreender o comportamento das pessoas dentro da rede social;
● Um atendimento que encanta seu potencial cliente, principalmente se você
vende pela rede social;
● Atender ao que elas esperam encontrar em seu perfil e tentar sempre
entregar além do que esperam.
Saber as estratégias que mais geram ROI e o canal que mais se destaca dentre
tantos que temos atualmente pode (e com certeza vai) colaborar e muito nas suas
estratégias deste e do próximo ano.
E para colaborar ainda mais com suas ideias de marketing para o próximo ano,
trouxemos também as tendências para o marketing digital de 2024 que mostram
formatos e tecnologias que, de acordo com pesquisas, tem tudo para dar certo
quando usadas da maneira correta.
Vamos então conferir essas tendências para o marketing digital de 2024.
5 tendências de marketing digital para 2024
1- Tendência de vídeos
O conteúdo em formato de vídeo já foi uma tendência nos últimos anos, e em 2024
não será diferente. Desde vídeos curtos que cativam nas plataformas sociais até
vídeos longos que educam e entretêm, a eficácia deste conteúdo permanecerá
inigualável.
Os números falam por si. De acordo com um estudo realizado pela HubSpot,
impressionantes 82% dos consumidores preferem assistir a vídeos em vez de ler
conteúdo escrito. Este dado evidencia a preferência do público por experiências
visuais dinâmicas.
Além disso, um estudo da InVideo revelou que os vídeos podem aumentar as
taxas de conversão em até 80%. Isso significa que as empresas que adotam
estratégias de vídeo colhem resultados significativos em vendas, leads gerados e
envolvimento do público.
No Brasil, o vídeo online tem sido destaque, atingindo a visualização de 31,8%
da população em um único dia. Esse número quase dobra em um período
mensal, alcançando 61,1% da população. É interessante notar que o consumo de
vídeo é diversificado, com 55% do tempo de visualização ocorrendo em TVs e
TVs Conectadas, enquanto 36% ocorre via smartphones. Tudo isso esclarece
como o vídeo está se tornando parte da vida cotidiana das pessoas de várias
maneiras, seja por meio de dispositivos tradicionais ou móveis.
Concluindo, os dados e tendências apontam para um futuro cada vez mais voltado
para o formato em vídeo sendo este o principal meio de comunicar-se e entreter o
público-alvo. Portanto, em 2024, explore ainda mais em suas estratégias os
conteúdos em vídeo.
2 – Tendência de pesquisa por voz
A pesquisa por voz, como uma tendência no cenário digital de 2024, é inegável. De
acordo com uma pesquisa feita pela Statista, 58% dos usuários da web utilizam a
pesquisa por voz pelo menos uma vez por mês, e é esperado que este número
aumente para 75% até 2025.
A pesquisa por voz é uma tendência que está mudando a forma como as pessoas
interagem na internet. O crescimento de dispositivos ativados por voz, como
smartphones, alto-falantes inteligentes, assistentes pessoais e até mesmo sites, tem
alterado a experiência de pesquisa online, beneficiando a todos e trazendo mais
acessibilidade das informações da web.
Para os profissionais de marketing e criadores de conteúdo, essa transformação é
desafiadora na elaboração de conteúdo que se alinhe às consultas de conversação
e uma grande oportunidade para otimizar suas estratégias para pesquisa por voz,
mantendo a visibilidade online e alcançando o público ideal.
Ter a capacidade de alcançar as pessoas que buscam informações e interagem com
a tecnologia de maneira diferenciada é fundamental para o próximo ano. Neste
artigo que produzimos, você terá a oportunidade de saber mais sobre a pesquisa
por voz, compreender seu funcionamento e relevância, além de conhecer técnicas
de SEO que podem ser aplicadas para otimizar resultados nesse tipo de busca.
3 – Tendência de experiências personalizadas
Nos últimos anos, as marcas têm se empenhado para compreender as
necessidades individuais de seus clientes e em 2024, podemos esperar que estejam
ainda mais sintonizadas com seus públicos-alvo, oferecendo produtos, serviços e
experiências personalizadas.
Aqui na Postali, com uma década de experiência no mundo digital, compreendemos
profundamente a importância de oferecer uma experiência totalmente
personalizada, alinhada com o seu segmento e público-alvo, centrada na visão do
seu negócio. Desde sempre, adotamos uma abordagem personalizada para nossos
clientes, assegurando que cada estratégia seja adaptada às suas necessidades
exclusivas, para que juntos possamos alcançar grandes conquistas no mundo
digital.
No próximo ano, a personalização não será apenas uma tendência, mas uma
expectativa dos consumidores. As marcas que investem na personalização
certamente se destacarão. Logo, aproveite a oportunidade de atender às
expectativas do seu público com a ajuda de uma agência que já gerou mais de 300
mil oportunidades de negócios e conte com uma parceria que vai estudar o seu
segmento e oferecer soluções personalizadas. Fale com o nosso especialista,
clicando aqui e maximize os resultados em 2024.
4- Tendência de campanhas hiper localizadas
O tráfego pago é uma estratégia extremamente eficaz no marketing digital para
alcançar metas. Como prova disso, aqui na Postali, nossa equipe de especialistas já
impactou um público superior a 35 milhões de pessoas através de campanhas,
gerou um impressionante número de 150.000 oportunidades de negócios e resultou
em um faturamento total de mais de R$ 20 milhões para os nossos clientes.
Pensando em sua eficácia, em 2024 as empresas devem continuar apostando nesta
estratégia, porém, à medida que as empresas buscam formas mais eficazes de se
conectar com seu público-alvo, a segmentação geográfica e as campanhas hiper
localizadas estão destinadas a desempenhar um papel central nas estratégias de
tráfego pago.
As marcas que abraçarem essa tendência poderão construir conexões mais fortes
com seus consumidores e alcançar resultados notáveis em termos de conversão e
crescimento de mercado. A adaptação às preferências locais e a entrega de
conteúdo altamente relevante estão moldando o futuro do marketing digital, e as
marcas que lideram nesse aspecto estão no caminho certo para o sucesso.
5 – Tendência de conteúdos gerado pelo seu público
O termo User-Generated Content (UGC), traduzido como “Conteúdo Gerado pelo
Usuário”, abrange uma ampla gama de conteúdos digitais, incluindo textos,
imagens, vídeos, áudios e outras formas de mídia, produzidos e compartilhados por
consumidores reais de uma empresa. Um exemplo deste tipo de conteúdo são os
vídeos de reviews e unboxing criados por compradores, nos quais eles
compartilham suas opiniões sobre produtos ou serviços. Além disso, comentários
em posts e avaliações de produtos feitas pelos próprios clientes também se
encaixam nessa categoria.
À medida que nos aproximamos de 2024, espera-se que as empresas intensifiquem
seus esforços em incentivar seu público a promover e avaliar seus produtos. Afinal,
quem trabalha com marketing digital compreende o desafio contínuo de criar
conteúdo envolvente para seu público-alvo, um dos pilares fundamentais dessa
abordagem. Nesse contexto, por que não aproveitar a colaboração de seus próprios
clientes para simplificar esse processo? Estimular os clientes a produzir conteúdo
relacionado à marca promove um senso de comunidade e autenticidade que o
marketing tradicional não consegue replicar.
Enfim, estas são algumas tendências para o marketing digital de 2024. À medida
que o fim do ano se aproxima, é importante estudar e adicionar essas tendências às
suas estratégias no próximo ano.
As tendências que exploramos ao longo deste artigo são apenas o começo de um
futuro empolgante e cheio de possibilidades. Se esses insights foram úteis e
despertou o seu interesse, mas você tem dúvida sobre como colocá-los em prática,
estamos aqui para ajudar. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com nosso especialista
Referências:
https://www.smartinsights.com/digital-marketing-strategy/digital-strategy-development/digital-marketin
g-trends-2024/
https://clooned.com/2024-marketing-strategies-navigating-the-future-of-digital-promotion/
https://www.socialmediaexaminer.com/social-media-marketing-industry-report-2023/
https://www.hubspot.com/hubfs/2022_State-of-Inbound-Marketing-Trends_V712.pdf
https://redeglobo.globo.com/rpc/realities/rocket-startup/stage/noticia/tendencias-de-marketing-digital-p
ara-2024-apontadas-no-web-summit-rio.ghtml
https://kantaribopemedia.com/conteudo/conteudo-em-video-alcanca-996-dos-brasileiros/
https://www.wordstream.com/blog/ws/2023/05/15/google-ads-benchmarks